A escultura da cabeça do Rei Decébalo mede 55 metros de altura e tem 25 metros de largura. Foi construída entre 1994 e 2004, num afloramento rochoso do rio Danúbio, nos Portões de Ferro que formam a fronteira entre a Roménia e a Sérvia, perto da cidade de Orșova, no condado de Mehedinți. 

Quem construiu esta escultura?

O projeto foi encomendado pelo empresário romeno Iosif Constantin Dragan e levado a cabo pelo artista romeno Florin Cotarcea. Foram necessários 10 anos de trabalho árduo e uma equipa de 12 escultores para concluir a obra. Os primeiros seis anos foram usados para dinamitar a  rocha e dar-lhe  uma forma que poderia ser trabalhada. Os quatro anos restantes foram dedicados à conclusão dos detalhes.

A escultura é uma homenagem a Decebalus, o último rei da Dácia, que lutou (e perdeu) contra os imperadores romanos Domiciano e Trajano, para preservar a independência do seu território, hoje a Roménia. A obra foi colocada em frente a uma antiga placa memorial, esculpida na rocha do lado sérvio do rio em frente à Roménia. A placa, conhecida como Tabula Traiana, regista a conclusão da estrada de Trajano ao longo do Danúbio e, portanto, assinala a derrota final de Decebalus por Trajano em 105 e a integração do reino da Dácia pelo Império Romano. Dragan queria que os sérvios esculpissem uma cabeça gigante de um imperador romano, como se estivesse a enfrentar  Decebalus no lado oposto do rio, mas os sérvios recusaram.

Como visitar 

A Cabeça de Decebalus está localizada a cerca de 25 quilómetros de Orsova. Chegar para ver esta escultura de pedra não é propriamente fácil porque não há autocarros ou comboios diretos para lá, no entanto das cidades vizinhas de Orsova, Baile Herculane ou mesmo Drobeta Turnu Severin, é possível encontrar empresas que oferecem excursões até ao local – que são uma boa escolha, especialmente porque também incluem outras atrações imperdíveis nas proximidades, como um cruzeiro no rio Danúbio.

Há passeios de barco que levam o visitante até a base da enorme escultura para que possam vê-la de uma ponte próxima.