A origem da pedra
A Rocha de Guatapé, como também é conhecida a Piedra del Peñol, terá milhares de anos e é um enorme monolítico composto essencialmente por granito e quartzo. A sua verdadeira origem ainda é um mistério o que conduziu a teorias populares mirabolantes entre os habitantes da região. Uns dizem que resultou da queda de um meteorito, outros que nasceu de uma erupção vulcânica, mas a teoria mais racional, e a única apoiada por geólogos, é a que diz que a rocha surgiu de um afloramento de pedras após um choque de placas tectónicas na região leste de Antioquia, na Colômbia.
A história
A Pedra de El Peñol sempre foi um local de culto para os índios que na época pré-hispânica habitavam a região de Guatapè, porém só nos anos 40 do século passado foi declarada Monumento Nacional e viu a sua importância ser reconhecida pelo Congresso Nacional da Colômbia.
As primeiras pessoas a subir ao topo da rocha foram os colombianos Luis Eduardo Villegas López, Ramón Díaz e Pedro Nel Ramírez, que em 1954 mostraram ao mundo que aquele enorme monólito merecia ser conhecido e escalado.
Durante muitos anos apenas os alpinistas experientes tiveram acesso à maravilhosa vista do cume da Pedra de El Peñol, mas em 2006 uma escadaria vertiginosa com 659 degraus — construída usando uma fenda natural na rocha — permitiu o acesso a todos.
A subida desta extraordinária escadaria, que parece “costurada na pedra”, não é fácil, e certamente não é aconselhada a quem sofre de vertigens, mas a recompensa, dizem os que já lá estiveram, é grande — a torre panorâmica de três andares, montada no topo da rocha, oferece uma paisagem de tirar o fôlego, sobre os lagos e as bonitas ilhotas da região.
Hoje a Piedra del Peñol atrai turistas de todo o mundo, não só pela sua escadaria, mas também pela cidade de Guatapè, conhecida como a “cidade mais colorida da Colômbia".
Como visitar
A Piedra del Peñol fica longe de Bogotá, a capital da Colômbia, mas relativamente perto de Medellín, uma das principais cidades do país.
No Terminal del Norte de Medellin pode apanhar (de hora a hora) um autocarro para Guatapé ou marcar um tour para visitar a atração junto de um dos muitos operadores turísticos da região.
Se chegar a Guatapé de autocarro deve a seguir apanhar outro que vai até o município de El Peñol e pára na estrada principal que leva à base de Piedra del Peñol.
Daqui deve andar por aproximadamente 15 minutos até à escadaria. Depois é só pagar a entrada, ter ânimo para subir os infindáveis degraus e apreciar a vista.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários