Este ano, o tema do festival é Rock & Ópera e decorre até dia 26 de fevereiro. Localizada próximo à fronteira italiana, Menton é conhecida pela indústria de frutas cítricas, impulsionada por um clima mediterrâneo ameno. A lenda local diz que a Eva (da Bíblia) enterrou um limão no solo na Baía de Garavan; a cidade de Menton mais tarde surgiu a partir desse local.
Veja algumas das imagens do desfile deste ano na galeria abaixo.
Nascido em 1934, o Festival do Limão é um evento único no mundo, atraindo mais de 230 mil visitantes por ano e mobilizando mais de 300 profissionais.
Para montar as esculturas são necessárias 145 toneladas de frutas cítricas, sendo as protagonistas do desfile em carros alegóricos na calçada da Riviera Francesa. Alguns podem atingir mais de 10 metros de altura.
Durante o festival, os Jardins Biovès estão também decorados com frutas cítricas, formando esculturas efémeras em deslumbrantes em tons de amarelo e laranja.
La Fête du Citron foi reconhecido pelo Ministério da Cultura do país gaulês e incluído na lista de património cultural imaterial da França desde 2019.
Comentários