The Ned, Londres

Um marco da cidade de Londres desde 1925, a construção hoje ocupada pelo hotel de luxo The Ned foi sede do Midland Bank da Grã-Bretanha, um impressionante edifício concebido por Sir Edwin Lutyens – um dos maiores arquitetos britânicos da história – que foi a maior câmara de compensação bancária na sua época.

Agora um hotel cinco estrelas, parte do Soho House & Co Group e do Sydell Group, herdou do do seu legado bancário a construção elegante, dominada por tetos abobadados e grandes portas. Os quartos incluem o aconchegante Crash Pad e as suites Grand Heritage, situadas no quinto andar. Mas a pièce de résistance do hotel é o seu espetacular salão de restaurantes. Oito restaurantes, especializados nas culinárias italiana, britânica, americana e francesa, ficam no antigo salão bancário, cada um com o seu próprio espaço, separado por 92 colunas em pedra e balcões em nogueira.

The Old Bank Hotel, Oxford, Inglaterra

Rodeado pela impressionante arquitetura das antigas faculdades da Universidade de Oxford, bem como a Bodleian Library, o Old Bank Hotel ainda consegue sobressair em Oxford graças ao seu design. Tornou-se num banco a partir de 1808, e tinha fortes ligações com a universidade ­– o autor de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, era um dos seus clientes.

A propriedade cinco estrelas tem 42 quartos, muitos com vistas para pontos de interesse de Oxford. Além disso, The Old Bank Hotel passou recentemente por uma reforma, resultando na criação de um quarto no último andar e terraço com vista para o horizonte de Oxford.

Harbour Hotel & Spa, Bristol, Inglaterra

O Harbour Hotel & Spa, no centro de Bristol, está alojado em dois edifícios que serviram como base do Lloyds Bank. Desenhado pelo famoso arquiteto vitoriano William Bruce Gingell, que se inspirou na Venetian Library do século 16, o hotel possui uma impressionante fachada e belos interiores. O antigo salão do banco é imenso e frequentemente recebe eventos. Já os antigos cofres do banco acolhem agora o spa de luxo do hotel. Na piscina de hidroterapia, pode aproveitar as terapias sabendo que está a relaxar no local onde muito dinheiro já foi guardado!

Inn on the Mile, Edimburgo, Escócia

Este Inn pode não estar na mesma escala grandiosa de alguns edifícios-sede de bancos do passado, mas este hotel boutique na Royal Mile, Edimburgo, tem cuidadosamente conservada muitas das características originais do prédio, que acolheu o British Linen Bank, construído em 1923. O hotel oferece nove quartos com grandes janelas e tetos altos. O seu pub também homenageia o património bancário na sua decoração e estilo.

Hotel Gotham, Manchester, Inglaterra

Sir Edwin Lutyens deixou a sua marca em Manchester quando projetou a construção de um antigo banco que hoje é o Hotel Gotham (na foto deste artigo). Com uma arquitetura de tirar o fôlego, o hotel de luxo é uma homenagem ao objetivo original do edifício, mantendo toques de época como os balcões de madeira polida, sinónimo de bancos do século passado.

O hotel cinco estrelas dispõe de 60 quartos, incluindo cinco suites Inner Sanctum, duas delas batizadas de "Bank Manager’s Suites". Os hóspedes (e membros) têm acesso ao VIP Club Brass Lounge, acessível através de duas portas de cofre.

Restaurantes

Old Bank of England, Londres

O nome do pub e restaurante resume o passado deste local, situado na antiga filial da Law Courts do Banco de Inglaterra, junto à histórica Fleet Street, em Londres. Depois de uma reforma incrível, o Old Bank of England atualizou o interior ornamentado do local onde aconteciam os negócios do Banco de Inglaterra entre 1888 e 1975. Aqui pode desfrutar de saudáveis refeições britânicas (incluindo tortas artesanais e fish and chips) cercado de história. O porão ainda contém os cofres originais usados para armazenar barras de ouro e algumas das joias da coroa durante a Primeira Guerra Mundial. Os dois cofres são agora a adega e a cozinha.

The Corinthian Club, Glasgow, Escócia

Cinco andares do que antes era um antigo banco e tribunal no coração de Glasgow agora é o restaurante, bar e espaços para eventos do The Corinthian Club. Um dos edifícios mais elaborados da cidade, o Club manteve muitas das características originais do Glasgow & Ship Bank (que foi construído em 1842), como a impressionante cúpula de vidro de oito metros e o delicado trabalho em gesso. Reserve uma mesa na Teller's Brasserie do Club para uma refeição com influência francesa usando produtos escoceses.

The Wolseley, Londres

Situado em Piccadilly, The Wolseley funciona ao estilo do Grand Café europeu, que serve tudo, do pequeno-almoço ao jantar – e é também um lugar para ver e ser visto. Além da comida, o próprio edifício e arredores atraem visitantes. O local começou como um showroom de carros da Wolseley Motors em 1921 e tornou-se numa filial do Barclays Bank em 1927. O arquiteto William Curtis Green criou um prédio opulento, com pilares de mármore e arcadas, depois acrescentando escritórios e salas de gerência, que hoje servem como bar e salão de chá. Quando o local se tornou The Wolseley, muitos aspetos do design original, incluindo o teto abobadado e o piso de mármore, foram mantidos.

The Dome, Edimburgo, Escócia

O restaurante é perfeito para a tradicional cozinha escocesa e fica no que foi outrora uma das mais impressionantes agências bancárias da cidade, com decoração opulenta até hoje. Localizado na New Town de Edimburgo, o local tem uma elegante fachada greco-romana e um pórtico para receber os clientes. Pode jantar sob a cúpula no Grill Room, entre paredes com painéis de madeira e espelhos Art Deco no clube, ou tomar o chá da tarde sob os lustres de cristal da sala de chá.

Potted Pig, Cardiff, sul do País de Gales

A cozinha britânica moderna e as influências culinárias francesa e americana compõem o cardápio do Potted Pig de Cardiff, situado num antigo cofre do Lloyd's Bank. Os menus mudam a cada estação e os pratos são servidos no restaurante subterrâneo, que manteve uma série de características originais, tais como as portas da gaiola de ferro fundido e os tetos arqueados. A alvenaria exposta, os pisos de madeira e os sofás confortáveis do seu Gin Lounge tornam o local perfeito para experimentar a sua enorme variedade de gins exclusivos.

Divertir-se

Museu do Banco de Inglaterra, Londres

O Banco de Inglaterra pode não estar aberto aos visitantes, mas pode explorar o seu fascinante museu na cidade de Londres. Cinco galerias diferentes contam a história económica e a do banco desde a origem do papel-moeda, e contrapõem exemplos de notas falsas e de notas modernas, mostrando a dificuldade na falsificação do dinheiro.

Royal Mint Experience, Llantrisant, sul do País de Gales

O Royal Mint produz e distribui moedas e medalhas oficiais britânicas para cerca de 60 países a cada ano e a sua localização no sul do País de Gales, a 30 minutos de carro de Cardiff, também vale o passeio. Faça uma tour para descobrir como as moedas são fabricadas e aproveite a oportunidade para cunhar a sua própria moeda. A experiência termina com uma exposição interativa dividida em seis zonas, que incluem a história e origens do Mint e o papel que as moedas têm nas nossas vidas.

Museum on the Mound, Edimburgo, Escócia

Perto da Princes Street de Edimburgo e do Castelo de Edimburgo, o Museum on the Mound está localizado na sede histórica do Bank of Scotland e conduz os visitantes através da história do dinheiro. Poderá ver a nota mais antiga da Escócia, ficar frente a frente com um milhão de libras, ver como os cofres são abertos e aprender muito mais sobre o design, a tecnologia e a segurança do dinheiro neste museu de entrada gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.