Apesar do nome, a liberdade de expressão não se limita especificamente à comunicação verbal, incluindo outras formas de expressão, como comunicação escrita, publicações nas redes sociais, artes ou ações pessoais.

A liberdade de expressão é um direito preservado na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e formalmente garantido pela maioria das nações. Na prática, porém, alguns países protegem a liberdade de expressão e outros suprimem-na completamente. A liberdade de expressão é protegida em países mais livres, mas geralmente é restrita em países totalitários, comunistas, fascistas ou ditatoriais.

Existe um debate eterno sobre como traçar a linha entre a liberdade de expressão e o conteúdo ofensivo. Na era da comunicação moderna, a liberdade de expressão pode ser vista como permissão para espalhar desinformação, intimidação ou promover ódio e intolerância, existindo atualmente uma maior preocupação quanto à liberdade da expressão e os seus impactos.

O Índice Global do Estado da Democracia, um banco de dados promovido pelo Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral, analisou 116 indicadores relacionados com a liberdade democrática em 165 países. O GSDI inclui oito indicadores centrados na liberdade de expressão. Estas métricas são então combinadas num único valor variando de 0,00 a 1,00.

O último estudo mostra-nos quais os países onde existe uma maior liberdade de expressão e Portugal está bem posicionado. Veja a galeria abaixo.