Quando a maioria das pessoas imagina um safari em África, costuma imaginar estar na traseira de um jipe 4x4, sem ter de se preocupar com nada, enquanto um guia especializado controla todo o passeio. E que depois regressa para o hotel de luxo para tirar o chapéu de palha, beber um cocktail e relembrar as cenas vistas durante o dia. Para os viajantes mais destemidos existe outra alternativa: ser o turista a conduzir o jipe, cozinhar para si mesmo e acampar, gastando cerca de 100 dólares por noite no Kruger Park (África do Sul). Prefere uma cama? Reserve uma tenda e gaste um pouco mais.

Antigamente a palavra safari sugeria expedições de caça nas paisagens selvagens de África. Falava-se em safari, quando grupos de caçadores se juntavam e andavam nas florestas à caça de animais diferentes e de grande porte físico durante dias e dias.

Com a evolução natural mudaram-se as definições e hoje safari define passeios e expedições organizadas, para ver animais selvagens e diferentes dos habituais. Esses passeios podem ser a pé, em carro fechado ou a céu aberto. Como em todas as viagens a boa preparação, o bom conhecimento e a boa organização são fundamentais para que tudo corra bem. Não há dúvidas que é África o destino mais indicado para este tipo de atividades nas quais a Natureza e a fauna se juntam para produzir uma experiência inesquecível para os visitantes. O mais clássico de entre todos os parques africanos é o Parque Serengeti na Tanzânia, com grandes espaços abertos cheios de vida selvagem.

É uma paisagem típica paisagem de savana africana, onde gnus, gazelas, antílopes e leopardos no Vale de Seronera, pássaros, os maiores crocodilos do mundo no Rio Grumeti e outras espécies autóctones nas kopjes, ilhas típicas de areia deste tipo de paisagens. Os viajantes dormem em campos como Kirawira.

O Parque Okavango (Botswana) fica à porta do grande deserto do Kalahari. Os melhores alojamentos neste parque são a Companhia do Expresso do Oriente e os Retiros Sagrados. Masai Mara (Quénia) é outro safari clássico, com a migração anual de muitas espécies de um lado para o outro do continente, numa paisagem típica de savana africana.

Há um vasto leque de alojamentos. Ngorongoro (Tanzânia) é considerado o Éden do Leste. Existem gnus, zebras, gazelas, antílopes, elefantes, hipopótamos e pitons nos lagos e nas florestas húmidas. Existem alojamentos exclusivos com as melhores vistas e outros alojamentos na entrada do parque.

O Kruger Park na África do Sul foi o primeiro parque protegido no continente, com dois milhões de hectares. Tem dúzias de locais em paisagens espetaculares, onde rinocerontes, leopardos e gnus pernoitam. Os safaris são organizados em carros durante o dia. Existem alojamentos exclusivos para todos os tipos de viajantes. Se escolher um destes parques, irá encontrar a opção perfeita de viagem e apreciar um excelente safari numa autêntica paisagem africana.

DICAS

Onde fazer?

Há vários locais em África que não desiludem o turista que procura tornar as suas férias inesquecíveis. Conheça os mais populares.

1-Quénia: existe uma vida selvagem abundante, belas paisagens, parques magníficos (Masai Mara e Amboseli), é um destino muito procurado, muito conhecido e o mais popular no mundo inteiro. As praias tropicais que se encontram próximas são uma mais valia.

2-África do Sul: é um destino turístico de safaris em enorme crescimento e com enorme potencial. Tem vários locais de interesse e várias atrações turísticas (Parque Nacional de Kruger, Sun City, Capetown e across África do Sul).

3-Tanzânia: tem uma enorme diversidade de safaris Africanos e existe uma oferta turística variada nesta região. Acampamentos no Serengenti e no Ngorongoro. Na Tanzânia o parque Serengeti é o mais antigo e popular, porque existem várias espécies que habitualmente, realizam movimentos migratórios ao longo do ano.

4- Botswana: Situado a norte da África do Sul, este é outro destino clássico para quem ama fazer safaris. Uma das suas principais atrações é a beleza natural e preservada do delta do Okavango, cujas paisagens únicas podem ser visitadas através de inesquecíveis safaris em barcos a remos.

5- Namíbia: O país reserva algumas das paisagens mais bonitas de todo o planeta, como o famoso deserto Kalahari. Porém, as terras áridas abrigam uma diversidade impressionante de animais selvagens, sendo quase metade do território formado por parques nacionais e reservas de preservação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.