O EF EPI apresentou recentemente os resultados do English Proficiency Index 2017, o maior estudo mundial relativo ao nível da proficiência de inglês em mais de 80 países, incluindo Portugal.

Ao nível global dos países, Portugal posicionou-se no 18º lugar, na categoria "High English Proficiency", subindo três lugares desde o lançamento do primeiro estudo em 2011.

Em relação às cidades a nível nacional, o Porto foi a que atingiu o melhor nível de proficiência de inglês (com uma classificação de 60.20), seguida de Lisboa (59.65) e Coimbra (58.98).

O estudo também analisou o género e no nosso país, a maior proficiência na língua inglesa está no sexo masculino com uma classificação de 60.07, em comparação com o sexo feminino (57.74).

O English Proficiency Index teve como objetivo medir a proficiência de inglês em adultos em todo o mundo, com base em dados de testes realizados por mais de um milhão de adultos em 2016.

Este ano, e pela primeira vez, foi possível analisar África como uma região distinta, graças à participação de milhares de adultos oriundos de Angola, Camarões, Nigéria e África do Sul, revela a empresa. Também foram calculados pela primeira vez os níveis de proficiência de inglês no Bangladesh, Cuba e Grécia.

As principais conclusões do estudo revelam que cada vez menos países demonstram uma melhoria significativa na proficiência de inglês de ano para ano. Dentro dos 80 países analisados, a maioria apresenta resultados estáticos face a anos anteriores. Tailândia, Singapura, Arábia Saudita e Panamá foram os que demonstraram uma ligeira melhoria.

Os europeus são os que têm o melhor nível a inglês, e logo a seguir surge a Ásia. Por outro lado, em África, o inglês continua a apresentar algumas dificuldades e no Médio Oriente foi onde se registou o menor nível de proficiência na língua inglesa.

Outra das conclusões é que a nível global, as mulheres falam melhor inglês do que os homens e os mais novos também revelam ser melhores do que os mais velhos, de acordo com os dados analisados no estudo.

Estes são os 20 países com melhor nível de proficiência de inglês do mundo, de acordo com o English Proficiency Index 2017:

1. Holanda
2. Suécia
3. Dinamarca
4. Noruega
5. Singapura
6. Finlândia
7. Luxemburgo
8. África do Sul
9. Alemanha
10. Áustria
11. Polónia
12. Bélgica
13. Malásia
14. Suíça
15. Filipinas
16. Sérvia
17. Roménia
18. Portugal
19. Hungria
20. República Checa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.