Olivença [ou Olivenza em castelhano] é uma das localidades que mais se destaca na fronteira entre Portugal e Espanha. Apesar de fazer parte do território espanhol, esta cidade tem muitas influências portuguesas.

Fundada no século XIII pela Ordem dos Templários, Olivença pertenceu aos portugueses até 1801 e ainda é objeto de discussão por reivindicação histórica até aos dias de hoje. Contudo, constitucionalmente é uma cidade espanhola, na outra margem do rio Guadiana, mas com muitas saudades de Portugal.

Contexto histórico

No ano 1143, em Samora, os reis D. Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela estabeleceram os limites iniciais dos dois reinos (Portugal e Espanha). Em 1267, durante o Tratado de Badajoz, o Algarve foi reconhecido como sendo um território portugueses e a zona a este do rio Guadiana como parte da coroa espanhola. Trinta anos depois, o rei D. Dinis e a rainha María de Molina assinam um acordo para determinar novas fronteiras e Olivença passa a pertencer ao território português, mas, em 1801, após o conflito militar denominado Guerra das Laranjas, Olivença passou a ser novamente espanhola, assim determinou o novo Tratado de Badajoz.

A melhor forma de chegar a Olivença

A Condé Nast Traveler [edição espanhola] recomenda que se inclua uma visita a Olivença como parte integrante de um roteiro pelo Alentejo. De acordo com a publicação, “as estradas que entram pelo Alentejo até Olivença parecem um postal. Retas solitárias, orgulhosas da sua personalidade, e que levam diretamente até Olivença, entrando pela monumental Porta do Calvário, parte da fortificação abaluartada do século XVII”.

O que fazer em Olivença?

Olivença é uma cidade que chegou a ter quatro muralhas, mas atualmente só se conservam partes da primeira, construída pelo Rei D. Dinis, em 1306, e da quarta. Desta forma, caminhar e aprender são as melhores ferramentas para conhecer um pouco mais sobre uma história que também é nossa. Não deixe de provar sobremesas típicas como a técula mécula e procurar algumas ruas que fazem parte da iniciativa ‘Rotas e Raízes’.

Veja na fotogaleria abaixo alguns dos lugares que irá encontrar em Olivença.

Fonte: La España más portuguesa está en Olivenza | Condé Nast Traveler

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.