É na cidade portuguesa de Elvas que está edificado o Forte da Graça, datado do século XVIII. Esta fortificação serviu para Portugal se defender dos ataques inimigos, além disso, durante a Guerra Civil converteu-se numa prisão política. Depois de uma longo período para reabilitação, o forte abriu ao público em 2015 e os espanhóis estão a adorar.

Quem o diz é o site de notícias espanhol ‘El Economista’, que o intitula de “a maior fortaleza terrestre do mundo”. Durante estes três anos, o Forte conseguiu bater recordes de visitas, mais de 100 mil pessoas passaram pelo seu interior, sendo que 40% chegam desde Espanha. A história diz-nos que esta foi a primeira fortificação com estas características e dimensões que o mundo viu erguer.

Esta fortificação era inicialmente conhecida como Forte Conde de Lippe, em homenagem ao promotor da obra e encarregado de o mandar construir. O nome atual deve-se ao facto de, no século XIV, estar erguido um santuário no topo do Monte da Graça, mandado construir por Catarina Mendes, bisavô do famoso navegador Vasco da Gama.

O santuário esteve neste lugar até ao ano de 1763, quando foi derrubado para construir esta enorme fortaleza militar, tendo as obras terminado em 1792. É uma fortificação quadrangular, onde se podem ver quatro bastiões: representando Badajoz, Elvas, Santo Amaro e Mafra.

No decorrer do ano 2012, o Forte de Nossa Senhora da Graça foi elevado a Património Mundial da Humanidade pela Unesco, depois disso, veio a reconstrução do mesmo, de forma a que os visitantes pudessem conhecer parte da história militar de Elvas. Três anos depois, abriu as portas ao público, transformando-se numa das principais atrações da cidade.

É graças a este forte que a cidade de Elvas consegue conservar-se em excelente estado, mantendo as famosas muralhas medievais e os bastiões dão forma ao recinto.

Forte de Nossa Senhora da Graça
Foto: Wikimedia Commons créditos: Foto: Wikimedia Commons

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.