Bilbau é capital do País Basco, especialmente conhecida pelo Museu Guggenheim Bilbao, de aspeto futurista, desenhado por Frank Gehry. Embora seja o cartão de vista, será injusto pensar que é a única atração que vale a pena conhecer numa visita à cidade, especialmente nesta altura do ano, em que esta se ilumina a preceito e se prepara para receber o Natal. Isto, sem falar da gastronomia, um argumento de peso para uma viagem a Bilbau ou a qualquer outra cidade basca.

Na época natalícia, além das habituais atrações turísticas, como o museu Guggenheim, o centro histórico conhecido como ‘Casco Viejo’ ou a ponte suspensa (Ponte Vizcaya), existem muitas outras atividades que agradarão a adultos e crianças.

Mercado de Natal de Bilbau e Feira de São Tomás

São mais de 40 barraquinhas de madeira que enfeitam o centro da cidade com artesanato, gastronomia e artigos natalícios. Começa no início de dezembro e prolonga-se até depois do Dia de Reis.

Delicie-se com algumas das típicas iguarias bascas e aproveite para comprar um enfeite para a sua árvore de Natal. Terá boas recordações cada vez que olhar para o pinheiro.

A 21 de dezembro realiza-se anualmente a Feira de São Tomás, na Plaza Nueva e arredores de Arenal. O ambiente é de alegria e descontração, com todas pessoas reunidas na praça a ouvir música e a comer o tradicional talo com chorizo (uma espécie de pão com chouriço) acompanhado de um copo de vinho.

Mercado de Natal Bilbau
Mercado de Natal créditos: Turismo Bilbau

Iluminação e decoração natalícia

Qualquer cidade fica mais bonita quando chegam as decorações de Natal e Bilbau não é exceção. Deixe-se encantar pelas luzes da Gran Via, a principal avenida da cidade ou perca-se de amores pelas pequenas e misteriosas ‘caules’ (pequenas ruas) do ‘Casco Viejo’, sem esquecer as principais praças da cidade, como a Plaza Indautxu ou a Plaza del Arriaga.

Termine com um passeio junto à ria, com passagem pela Câmara Municipal, onde a decoração e a árvore de Natal farão qualquer um tirar o telemóvel e começar a colecionar fotografias para o Instagram.

Parque Infantil de Navidad (PIN)

Esta é uma atração imprescindível para quem visita a cidade com crianças. Trata-se de um parque temático dirigido à faixa etária dos 2 aos 12 anos e que tem lugar, anualmente, no Centro de Exposições de Bilbau. Aqui os miúdos terão acesso a diversas atividades de lazer e aprendizagem, como por exemplo cinema 6D, workshops, mini golfe ou karaoke. Ah, não esquecer a montanha russa ou a pista de gelo de 800 metros quadrados.

O parque estará em funcionamento de 18 de dezembro a 5 de janeiro e as entradas terão um custo de 8€ por pessoa, sendo gratuito para crianças com idade inferior a 3 anos.

Parque Infantl Natal Bilbau
Parque Infantil de Natal créditos: Centro de Exposições de Bilbau

Exposições de presépios

Não há plano mais natalício do que visitar exposições de presépios, com autênticas recriações de Belém. Em Bilbau é já uma tradição, por isso, há-os para todos os gostos e feitios. São dezenas espalhados por toda a cidade, nomeadamente no Museu Vasco Bilbao, no Museu Pasos de Semana Santa, no Museu Diocesano de Arte Sacro ou na Fundación Miranda.

Se não tiver tempo de apreciar todos, não deixe de passar pela Asociación Belenista de Bizkaia, a maior referência nesta área e que cumpre este ano 60 anos de existência. Lá encontrará alguns dos mais belos presépios e poderá até inscrever-se num curso para aprender esta arte.

Bilbau desde 38€