Esta ilha pode ser pouco mais do que uma solitária faixa de terra com cerca de 11 quilómetros quadrados e 700 habitantes, mas é um recanto do paraíso com praias selvagens, muitas vezes desertas, clima ameno e paisagens vulcânicas de tirar o fôlego. 

La Graciosa é um pequeno Éden intocado, sem estradas pavimentadas ou poluição, onde as pessoas se deslocam principalmente a pé ou de bicicleta. Foi declarada Reserva Natural em 1986 e em 1995 foi designada como parte do Parque Nacional do Arquipélago Chinijo, o que reflete o compromisso das autoridades locais para proteger a rica biodiversidade da ilha, e os seus ecossistemas únicos. 

Neste verdadeiro santuário natural é possível avistar espécies raras de aves marinhas, como a gaivota de Audouin, e outras que aqui nidificam. 

Caleta del Sebo é o povoado mais importante da ilha e o seu principal porto. A pequena aldeia com as suas tradicionais casas brancas e os seus restaurantes típicos que servem peixe local acabado de pescar, contribui muito para o encanto de La Graciosa.

Os entusiastas do ar livre que procuram uma ligação com a natureza encontram nesta ilha o destino perfeito: caminhadas panorâmicas, trilhas costeiras, passeios de bicicleta por incríveis paisagens selvagens, mergulho, snorkel, windsurf, pesca… É só escolher porque opções há muitas.

Quem quer só descansar, apreciar o ritmo de vida lento da ilha e a sua beleza intemporal, pode passar os dias na Playa de las Conchas, particularmente conhecida pela sua areia branca e águas límpidas e cristalinas. 

La Graciosa é o refúgio perfeito para desfrutar da eterna primavera do arquipélago das Canárias, fugir do mundo moderno e usufruir de umas férias rejuvenescedoras.

COMO VISITAR 

A única maneira de chegar a La Graciosa é de ferry a partir da ilha de Lanzarote. Existem várias travessias por dia e a viagem dura cerca de 25 minutos. Os ferries de Lanzarote para La Graciosa partem do porto de Órzola, no norte da ilha, e chegam a Caleta de Sebo.

Companhias aéreas como Vuelling, Iberia ou Air Europa costumam ter voos a preços acessíveis de Lisboa e Porto para Lanzarote. 

ONDE FICAR

Não há hotéis, hostels ou grandes resorts em La Graciosa. As acomodações disponíveis são alojamentos locais e o parque de campismo. 

É aconselhável reservar o alojamento antes de chegar à ilha, especialmente durante o Carnaval, durante as celebrações da Fiesta del Carmen (16 de julho), no verão e nas férias da Páscoa e do Natal. 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram