Outrora anónima, a vila de Júzcar, ficou famosa em 2011 quando as suas casas brancas, típicas da Andaluzia, foram todas coloridas de azul para servirem de cenário ao filme da Sony Pictures dedicado aos Smurfs. Terminadas as filmagens, a produtora de cinema ofereceu-se para restaurar Júzcar à sua cor original, mas a cidade recusou a oferta, percebendo, rapidamente, que poderia recolher grandes benefícios com o turismo se mantivesse a cor azul.
Nos últimos anos, a vila dos Smurfs foi visitada por milhares de turistas de todo o mundo, tornando-se uma autêntica atração para crianças e adultos. É um lugar mágico completamente azul e com edifícios decorados com lindos murais temáticos dos vários personagens Smurfs, incluindo a câmara municipal, a igreja e o cemitério.
Passear pelas pequenas e estreitas vielas de Júzcar é uma experiência realmente engraçada, pois a qualquer momento podemos nos cruzar com casas em forma de cogumelo ou com bonecos do Papa Smurf, Smurfette e Gargamel.
Os caminhos estão bem marcados e conduzem o visitante a todas as principais atrações.
A transformação da vila deu um forte impulso à economia local, levando a um importante crescimento do emprego graças ao nascimento de novos e pequenos negócios como restaurantes, bares, pensões e lojas de artesanato. No entanto, apesar de Júzcar ter perdido a permissão de se publicitar como a “Cidade dos Smurfs”, tendo de remover qualquer referência aos fofos personagens azuis, ainda hoje mantém o seu aspeto divertido e lúdico inalterado. Júzcar mudou apenas o seu nome para “Vila Azul“ e continua a ser um dos destinos turísticos mais encantadores da Andaluzia.
Para mais inspiração e ideias de viagem espreitem o The Travellight World
Comentários