Fotos: AETOSWire

Por volta da meia-noite do dia 01 de junho, uma tartaruga-de-pente desembarcou na ilha Sir Bu Nair. Foi uma das muitas que começaram a chegar há três meses para nidificar na ilha, elevando o número de ninhos para mais de 300 espalhados por 27 praias, segundo a agência de notícias AETOSWire. A tartaruga-de-pente põe entre 90 a 110 ovos e regressa silenciosamente ao mar, deixando os ovos para desabrochar em 50 a 70 dias. Parte de Sharjah, dos Emirados Árabos Unidos,  Sir Bu Nair fica a cerca de 110 quilómetros ao norte da costa deste Emirado.

Declarada reserva natural por decreto governamental, a ilha é um dos mais importantes criadouros da tartaruga-de-pente, em risco de extinção, e figura na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A encantadora ilha, com 13 quilómetros quadrados de extensão, abriga as gaivotas fuliginosas (Abu Sannin) e outras andorinhas que fazem milhares de ninhos em seu solo vermelho. Sharjah tem leis rígidas para proteger todas as criaturas vivas da ilha. Sir Bu Nair é rica em raras tartarugas marinhas verdes, veados, ouriços e répteis. Também registou a descoberta do peixe-esquilo vermelho.

Ilha Sir Bu Nair: um porto seguro nos Emirados para criaturas raras

 Riqueza histórica

A Ilha Sir Bu Nair tem sido preservada há muito tempo na memória coletiva de eventos históricos da região. Os britânicos estabeleceram, durante a sua presença na região, a primeira ferrovia dos Emirados, cujas relíquias permanecem de um lado da praia sob o mar.

A ilha também é conhecida pela doçura das suas águas, que também é famosa por curar doenças raras.

Na ilha foram encontrados vasos de cerâmica que remontam à Idade do Ferro, ou seja, há cerca de 3.500 anos, confirmando a continuidade da atividade marinha na ilha durante os últimos 35 séculos. Há um cemitério na ilha que é conhecido por conter os restos mortais de vários mergulhadores e mineiros, o que representa uma etapa importante na história do desenvolvimento dos povos que vivem nas margens do Golfo Pérsico.

Ilha Sir Bu Nair: um porto seguro nos Emirados para criaturas raras
créditos: AETOSWire

Ilha de Marte

A ilha também é conhecida como Al-Jazirah Al-Hamra por causa do terreno vermelho e é frequentemente comparada ao planeta Marte. É rica em minerais, incluindo enxofre e óxido de ferro. No passado, as ferrovias eram utilizadas no transporte de minerais para navios para exportação para o exterior. Algumas minas sobrevivem até hoje.

Conhecida pelas praias arenosas e águas cristalinas, Sir Bu Nair e os seus arredores são ricos em corais e vida marinha, ostentando mais de 76 tipos de peixes e 40 tipos de recifes de coral.

Os poetas dos Emirados há muito descrevem Sir Bu Nair como “a lágrima que caiu nas águas do Golfo”. O povo de Sharjah tem uma forte afinidade com a ilha graças ao seu amor histórico pelo mar e às tradições marítimas. A ilha tem sido a base de gerações de caçadores de pérolas e pescadores.

Ilha Sir Bu Nair: um porto seguro nos Emirados para criaturas raras

Importância internacional

A reserva Sir Bu Nair goza de importância estratégica global e está incluída na Convenção Internacional sobre Zonas Úmidas por causa de sua rica vida marinha. Está incluída na lista preliminar de Patrimônios Mundiais da UNESCO e em um acordo internacional sobre a proteção e manejo de tartarugas marinhas no Oceano Índico e no Sudeste Asiático.

Sua alteza Sheikh Sultan bin Ahmed Al Qasimi, vice-governante de Sharjah, participou do 22º Festival Sir Bu Nair, realizado de 3 a 4 de junho para destacar a importância ambiental e turística da ilha e consolidar a relação dos Emirados com seu meio ambiente e patrimônio.