O que lhe vem logo à cabeça quando pensa em Ibiza? Certamente o clima de festa. E não podia estar mais certo. Esta ilha espanhola é rica em clubes e discotecas, nos quais reina a música eletrónica. O Pacha, o Amnesia e o Privilege são apenas alguns, onde poderá dançar até ao nascer do dia e cruzar-se, quem sabe, com celebridades como Paris Hilton ou Justin Bieber.

ibiza: festa, praia e história

Entre uma noite de festa e outra, vale a pena desfrutar das praias. Es Vedra é inesquecível pela natureza selvagem que a rodeia. Difícil será também resistir às águas cristalinas de Cala Comte. E que dizer da tranquilidade que o espera em Playa Casa Salada?

O melhor mesmo é alugar um carro e percorrer todos estes pequenos paraísos. Aproveite ainda para testar os níveis de adrenalina com a prática de desportos aquáticos ou simplesmente para relaxar, desfrutando da paisagem pontuada por pinheiros, oliveiras e amendoeiras. E se busca um pôr do sol instagramável, então terá de fazer uma paragem em Sant Antoni, onde poderá apreciar as vistas incríveis num dos muitos bares e restaurantes.

E por falar nisso, não se esqueça de descobrir a gastronomia da ilha. Do menu destaca-se o famoso guisado de peixe composto pelo estrella (um peixe local), lulas, lagosta e outros mariscos. A acompanhar, nada como uma refrescante sangria.

Se não resiste a regressar de férias com as malas carregadas, então dê um salto até às ruas junto às praias La Marina e da Bossa, onde encontra as principais lojas de marca e de luxo. A praça de San Antoni é outro local a visitar. Mas caso busque recordações em conta, a feira que se realiza todos os sábados em San Carlos é o destino a acrescentar ao GPS.

ibiza: festa, praia e história

Ibiza não são só festas e praias. A capital da ilha – também ela chamada Ibiza – tem muito para oferecer aos amantes da história. Dalt Vila é o seu ex-libris. Património da Humanidade desde 1999, esta zona que remonta à Idade Média significa ‘cidade alta’ e merece uma visita demorada. Entre as atrações está a Catedral de Eivissa, conhecida como Catedral de Nossa Senhora das Neves, construída no local onde existira antes um templo cartaginense. Aproveite ainda para conhecer a Capilla de San Ciriaco e o Castelo de Ibiza.

ibiza: festa, praia e história

A rota histórica inclui também o Centro de Interpretação Madina Yabisa na Calle Major e o Museu Puget. Neste último pode apreciar obras dos artistas locais Narcis Puget e do seu filho Narcis Puget Riquer que, embora com estilos bem diferentes, oferecem uma visão das personagens de Ibiza ao longo de décadas.

Mesmo ao lado de Ibiza, a meia hora de ferry, está Formentera, outra ilha de sonho que merece uma visita ou até alguns dias de estada. Praias paradisíacas, vistas de cortar a respiração e o casario mediterrânico são a receita perfeita para uma escapadinha romântica.

Se ainda não sabe bem quando visitar Ibiza, damos-lhe uma ajuda. Sabia que a água do mar por estas bandas ronda os 13 graus em fevereiro e chega aos 25 nos meses de verão? Caso queira mais agitação, esta é a altura perfeita para se deixar conquistar. Mas se quer fugir ao turismo, opte por maio ou setembro. Conseguirá desfrutar de tranquilidade e ao mesmo tempo fazer praia.

Qualquer que seja a sua escolha quanto a calendário, aproveite os voos da TAP e parta à descoberta de Ibiza.

Ibiza desde 64€