Dalt Vila que literalmente significa "cidade alta" é a parte mais antiga da cidade e está cercada por muralhas. Durante séculos, Ibiza (ou Eivissa) foi um importante porto nas rotas comerciais que atravessavam o Mediterrâneo e um ponto de encontro de diferentes povos e civilizações. Por essa razão, a ilha necessitou de construir fortes muralhas que protegessem os seus habitantes em caso de ataque de nações inimigas ou de piratas.

Essas fortificações renascentistas, em forma de heptágono irregular, existem ainda hoje e é este recinto murado, Património da Humanidade desde 1999, que constitui a Dalt Vila.

É um labirinto de ruas estreitas e casas tradicionais onde aqui e ali vemos estendais cheios de roupa colorida a esvoaçar ao vento. O cheiro agradável a lavado espalha-se pelo ar e faz-nos sorrir. Na porta das casas, invariavelmente encontramos um gato deitado e nas pequenas praças há grupos de miúdos a jogar à bola. Apesar dos turistas, sempre presentes, é aqui que encontramos a verdadeira Ibiza.

Existem três rotas oficiais que podemos percorrer de acordo com o mapa fornecido pelo posto de turismo, mas para quem não tem o tempo contado, é bem mais divertido seguir a intuição e descobrir sozinho as ruas antigas e os seus tesouros.

A cidade está cheia de história e de locais que vale a pena visitar, como por exemplo o Centro de Interpretação Madina Yabisa na Calle Major. Parte da muralha islâmica e duas torres que protegiam o porto e a cidade do século XI ao século XVI ainda estão preservadas no interior do edifício.

Bem perto está o Museu Puget que tem em exposição obras dos artistas locais, Narcis Puget Vinas e seu filho Narcis Puget Riquer. Os seus estilos eram muito diferentes mas ambos dão uma visão colorida e interessante da vida e dos personagens de Ibiza ao longo de várias décadas.

A subida até ao topo da fortaleza é íngreme e leva o seu tempo mas as vistas lá em cima e aquelas com que somos brindados pelo caminho valem bem o esforço porque nada consegue bater uma bela panorâmica!

Conheça os encantos de Dalt Vila, em Ibiza
créditos: Travellight e H. Borges

Situada no topo de Dalt Vila, está também a Catedral de Eivissa, uma catedral de estilo gótico que é conhecida localmente como a Catedral de Nossa Senhora das Neves. Foi construída no exato local onde antes, no século VII, existira um templo cartaginense.

A sua construção não foi totalmente concluída até ao século XVI, o que permite aos visitantes descobrir diversos estilos arquitectónicos que incluem influências de Valência, juntamente com o principal estilo gótico catalão.

Quem quiser fazer uma pausa na exploração e matar a fome ou a sede facilmente encontra bares e restaurantes para todos os gostos. Destaco o bar S'escalinata que tem um ambiente super descontraído e animado.

É muito fácil perder a noção do tempo em Dalt Vila mas o tempo sempre corre quando estamos a divertir-nos, não é? Dalt Vila é um lugar encantador que reúne elementos para agradar a todo o tipo de visitantes. Se forem a Ibiza não deixem de passar por lá.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.