Construído no século XVI sobre os pilares de uma antiga ponte medieval, o Le Vieux Moulin está localizado perto de Vernon, uma pitoresca cidade que fica às margens do rio Sena, no norte da França.

Originalmente, a ponte medieval tinha cinco moinhos que eram usados para processar o milho cultivado no planalto próximo de Vexin. Cada um dos moinhos estava equipado com uma roda hidráulica que podia ser baixada ou elevada até o nível da água, mas dos cinco, o Le Vieux Moulin é o único que sobreviveu de pé, sustentado por dois pilares de uma ponte que também já não existe.

A ponte, mandada construir pelo rei Filipe II no século XII, apesar de ter quatro torres de 20 metros de altura, ser protegida por uma porta levadiça de madeira e cercada por um fosso, foi quase totalmente destruída durante um bombardeio inimigo. Em 1651, as cheias arrastaram alguns dos pilares e os arcos de sustentação ruíram, tornando a ponte inviável. 200 anos depois, foi reconstruída, mas novamente destruída durante a Guerra Franco-Prussiana e mais uma vez durante a Segunda Guerra Mundial. O antigo moinho também sofreu sérios danos, mas o seu colapso foi evitado graças à intervenção da população local que o tornou seu símbolo e o salvou.

Hoje, o moinho encontra-se totalmente recuperado e, apesar de ser uma propriedade privada, o que não permite visitar o seu interior, ainda pode ser admirado em toda a sua imponência a partir dos prados à beira do Sena.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram.