O Festival das Luminárias é uma festa realizada anualmente em algumas localidades espanholas, a mais conhecida das quais ocorre na noite de 16 de janeiro em San Bartolomé de Pinares, um pequeno município da província de Ávila.

Não se sabe exatamente quando é que a tradição surgiu, mas os registos mais remotos apontam para o século XVIII. A festa está ligada à celebração do dia de Santo Antão (a 17 de janeiro), santo padroeiro dos animais.

As imagens mais marcantes desta celebração, das quais destacamos algumas cima, feitas esta semana, mostram dezenas de cavaleiros a atravessarem com os seus cavalos autênticas paredes de fogo. O ritual de purificação pelas chamas surge na sequência de uma tradição agrícola, segundo a qual os animais que tivessem trabalhado no campo deveriam ser purificados de qualquer doença ou praga saltando por cima de fogueiras acesas.

Em San Bartolomé de Pinares, a celebração tem lugar na noite de 16 de janeiro, véspera de Santo Antão. Depois da tradicional missa, o mordomo (encarregado de organizar a festa) e os seus ajudantes "jurados" asseguram-se de que as enormes fogueiras são acesas ao longo da localidade.

Por volta das 21h, dá-se o arranque às celebrações, com os cavaleiros a saltarem com os seus cavalos por cima das fogueiras, à volta das quais o convívio se prolonga noite adentro.

No dia seguinte, ainda há tempo para uma pequena corrida a cavalo, chamada "Las Cintas", em que os vários cavaleiros competem entre si pela recolha do maior número de fitas penduradas em cordas.

Uma associação de defesa dos direitos dos animais, pelo menos, já terá pedido que a festa deixe de se realizar sem os saltos a cavalo por cima das chamas, devido ao stress que isso pode causar nos animais.