O nome peculiar vem de uma formação rochosa que se assemelha a um púlpito, onde, segundo lendas locais, o próprio diabo pregava aos seus seguidores. A água que corre pelo fundo do desfiladeiro tem uma tonalidade avermelhada, causada pelo reflexo da luz sobre o arenito vermelho, o que acabou por contribuir para a aura sobrenatural do local.

Embora não haja registos precisos sobre quem descobriu o desfiladeiro de Finnich Glen, acredita-se que este já era conhecido por habitantes locais há muitos séculos. Algumas lendas sugerem até que druidas e feiticeiros realizavam rituais nesta área, aproveitando a sua atmosfera mística. 

Recentemente, o local ganhou maior notoriedade entre turistas e exploradores ao aparecer em produções cinematográficas e televisivas, como a série “Outlander".

Geologicamente, o Devil's Pulpit é formado por arenito vermelho, uma rocha sedimentar que remonta ao Período Devoniano. O desfiladeiro tem paredes íngremes cobertas por musgo verde, que criam um contraste impressionante com a tonalidade avermelhada da água. A erosão causada pelo fluxo da água ao longo dos séculos esculpiu as formas dramáticas do desfiladeiro, tornando-o num dos locais naturais mais intrigantes da Escócia.

Devil’s Pulpit
Devil’s Pulpit Foto: CC BY-NC 2.0 / GM - https://www.flickr.com/photos/gmcfadden/4382364913

Como visitar

Finnich Glen fica a cerca de 40 minutos de Glasgow, por isso, o melhor é voar para esta cidade da Escócia e depois alugar um carro e conduzir até Devil’s Pulpit. Em alternativa pode apanhar um comboio ou autocarro até Drymen (a cidade mais próxima) e dali usar um táxi ou transporte local para chegar até Devil’s Pulpit.

Para visitar o desfiladeiro, é necessário um pouco de preparação. O acesso é feito por uma trilha íngreme conhecida como Jacob’s Ladder, composta por degraus escorregadios que exigem muita cautela do visitante, para evitar acidentes. 

O estacionamento mais próximo fica ao longo da estrada A809, e não há instalações turísticas no local, por isso é recomendável levar água e calçado adequado para caminhadas. Guias turísticos oferecem passeios organizados para quem deseja explorar o local com segurança e esta é a melhor opção para quem não conhece a área.

Devils Pulpit
Devils Pulpit Foto: PxHere

O Devil's Pulpit continua a ser um destino fascinante para aventureiros e amantes da natureza. A sua beleza natural, história enigmática e desafios físicos faz dele um dos pontos mais memoráveis da Escócia. 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram