Localizada na fronteira de Goa e Karnataka, no meio da vegetação exuberante das Montanhas dos Gates Ocidentais — Património Mundial da UNESCO, Dudhsagar está integrada no Santuário Bhagwan Mahaveer e no Parque Nacional de Mollem. A sua altura fenomenal cria um espetáculo fascinante à medida que a água vai descendo pelos vários níveis.
As densas florestas que rodeiam Dudhsagar transformam-na num refúgio perfeito para a biodiversidade e atraem turistas aventureiros e amantes da natureza.
Há várias opções para chegar às cataratas, sendo as caminhadas e os passeios de comboio as escolhas mais populares, já que as estradas que conduzem até à cascatas por vezes são encerradas por falta de condições, principalmente na altura das monções.
Quem optar por caminhar, deve fazê-lo com um guia local. A trilha passa por florestas densas, riachos e terrenos rochosos e pode-se tornar difícil, se realizada por quem não conhece bem o terreno, mas quando realizada com segurança, é perfeita para quem aprecia caminhadas na natureza.
Na época mais seca, quando o nível da água está mais baixo, os visitantes são convidados a levar fato de banho e a mergulhar nas águas da cascata. Um banho bem apetecível quando se quer escapar do calor intenso e refrescar o corpo depois da caminhada.
De comboio há duas rotas: Collem – Mollem – Dudhsagar e Carambolim – Velha Goa – Ponda – Tiska – Mollem – Dudhsagar.
A viagem de comboio oferece uma perspetiva única à medida que os carris serpenteiam por túneis, oferecendo vislumbres da cascata ao longo do caminho. Durante a estação das monções, quando as chuvas são abundantes, Dudhsagar atinge todo o seu esplendor. A água desce com grande força, criando um rugido estrondoso que ecoa a grande distância.
A beleza desta catarata, prova do extraordinário poder da natureza, deixa, há muitos séculos, visitantes maravilhados e quem a visita pela primeira vez não tem dificuldade de perceber porquê. É uma paragem obrigatória numa viagem a Goa.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram
Comentários