Uma barbatana emerge das profundezas sombrias da ilha de Spildra, no extremo norte do país escandinavo. Este vislumbre era o que Guerin-Boeri estava à espera.

O francês é detentor de vários recordes mundiais em mergulho livre sob gelo, mas deseja mostrar o mergulho livre para além do desporto e do desempenho.

Respira fundo e mergulha mais de 15 metros através das águas geladas do fiorde de Kvaenangen para observar as baleias, que vêm para a área para caçar arenque.

"Estou na água ao lado de dois superpredadores que me aceitam. É majestoso", disse o homem de 38 anos à AFP, após o seu primeiro mergulho com os mamíferos.

"As baleias movem-se de forma sincronizada, numa espécie de balé. Eu gostaria de segui-las, mas é impossível, elas são muito rápidas e deixam-me para trás", acrescentou.

Guerin-Boeri prepara-se para os mergulhos ao lado de uma fogueira, enquanto se abriga do clima implacável numa tradicional cabana norueguesa feita de madeira e coberta de terra e relva.

Cinco vezes campeão mundial na categoria de apneia dinâmica do mergulho livre competitivo, Guerin-Boeri pode nadar mais de 100 metros debaixo d'água e suster a respiração por vários minutos.

Neste mergulho, o principal objetivo era simplesmente contemplar uma criatura inspiradora e perseguir "a emoção de fazer uma descoberta". Os mergulhos, disse, são "cerca de 30 segundos, não mais".

O atleta passou uma semana a mergulhar na nevada Spildra, uma pequena ilha acima do Círculo Polar Ártico, mas uma violenta tempestade atrasou a busca para encontrar as orcas por vários dias.

Apesar da fraca visibilidade e dos ventos árticos que empurram a temperatura da água do mar abaixo de zero, Guerin-Boeri contou que os mergulhos foram uma "memória inesquecível".

"Nesse ambiente, você esquece o cansaço, o frio, a apreensão. E quando chego à superfície para respirar novamente, há penhascos cobertos de gelo ao meu redor... você está cercado de beleza", descreveu. "Quero voltar à essência do mergulho livre: a exploração do mundo submarino, a fazer descobertas".