Esta zona no Norte de Inglaterra é o cenário fictício de uma das séries de maior sucesso e que se tornou recentemente em filme, Downton Abbey, que inclui muitos marcos de Yorkshire.

Também, os vários castelos e mansões imponentes de Yorkshire foram inspiração para o criador da série, Julian Fellow.

Conheça seis casas senhoriais que podem ser visitadas:

Brodsworth Hall & Gardens

Para uma visão detalhada de como as casas de campo funcionavam durante a Era Vitoriana, Brodsworth Hall & Gardens, a 45 minutos de carro de Leeds, é o lugar para se visitar. É conservado tal como foi construído na década de 1860 – a restauração do jardim é uma das poucas mudanças que sofreu. Agora cuidada pela English Heritage, esta imponente casa tem uma enorme cozinha vitoriana e preserva muitos dos seus móveis originais.

Castle Howard

Reconhecerá esta grande mansão familiar, a meia hora de carro de York, pelo seu papel de protagonista nos ecrãs: apareceu em ambas as versões de Brideshead Revisited (1981 e 2008), bem como em várias outras produções de TV e cinema. Com mais de 300 anos, possui quatro mil metros quadrados de terreno que convidam a passeios pela floresta, fontes, lagos e templos – o que significa que o Castle Howard tem muito espaço para oferecer uma programação diversificada ao longo do ano.

Harewood House

A Harewood House fica no coração do condado, a apenas 20 minutos de carro da cidade de Leeds. É aqui que verá uma das maiores coleções de móveis Chippendale de Inglaterra. Além da vasta coleção de arte de Harewood, incluindo mestres do Renascimento italiano, aguarelas de JMW Turner, retratos de família de Reynolds e arte moderna reunida pelo Conde e pela Condessa de Harewood, o local oferece um tipo diferente de beleza no seu Bird Garden. O jardim possui papagaios coloridos, pinguins de Humboldt e o ameaçado estorninho de Bali. Ao todo, são 40 espécies de pássaros do mundo inteiro que podem ser vistas.

Newby Hall and Gardens

Lar de um parque de esculturas contemporâneo, com 100 mil metros quadrados de parque e interiores gloriosos, o Newby Hall em Ripon (a 50 minutos de carro de Leeds e de York) é imperdível. Como parte da sua exposição de casas de bonecas – atualmente o lar permanente de uma das melhores coleções de casas de bonecas e miniaturas do mundo. Os visitantes também vão adorar explorar as vistas do jardim a partir da Miniature Railway, que corre ao longo do Rio Ure, além da encantadora coleção de ursos de peluche, alojada numa casa especialmente construída nos jardins do Newby Hall.

Ripley Castle

Venha ao Ripley Castle para ouvir histórias fascinantes de peste e perseguição, renascimento e iluminação, e o papel do castelo na revolução industrial. O imóvel faz parte da família Ingilby há mais de 700 anos e o seu enorme parque é perfeito para atividades ao ar livre. O castelo juntou-se à Live For Today Adventures, que trouxe aventuras de caça, tiro com arco, caiaque e atividades de orientação no terreno do castelo. O Ripley Castle and Gardens está situado a apenas 5 km de Harrogate, em North Yorkshire, nos limites do Yorkshire Dales National Park, e também possui o seu próprio parque de antílopes. É possível caminhar entre carvalhos com mil anos de idade e apreciar a vida selvagem.

Sewerby Hall and Gardens

Se quiser conhecer uma casa senhorial com vistas deslumbrantes da costa, visite Sewerby Hall and Gardens, uma impressionante casa de campo no topo de uma falésia com vista para a baía de Bridlington, na costa de East Yorkshire, a pouco mais de uma hora de carro de Leeds.

Construída no início do século 19, a mansão passou por um programa de restauração há alguns anos que a devolveu ao projeto original dos anos 1900, com móveis emprestados do Victoria & Albert Museum de Londres e uma coleção de objetos cedidos pela famosa aviadora local Amy Johnson. Para uma experiência mais imersiva, os visitantes podem até se vestir como criados eduardianos ou como membros da família Graeme, e ver num ecrã interativo o retrato da vida como servente durante aquela época.

Como chegar a Yorkshire: Para quem vai de comboio, York fica a pouco menos de duas horas de Londres, uma hora e meia de Manchester e duas horas e meia de Edimburgo. Leeds fica a duas horas e meia de comboio de Londres, uma hora de Manchester e três horas de Edimburgo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.