Já ouviu falar da "febre laranja"? Uma vez por ano, a 27 de abril, a Holanda adota a cor laranja para mostrar o seu lado mais patriótico e comemorar o aniversário do nascimento do rei William Alexander.

Este evento é a ocasião perfeita para ver como os holandeses organizam uma grande festa, e com estilo.

E porque é que os holandeses usam a cor laranja? Na realidade, esta cor está relacionada com o apelido da família real, "van Oranje" (laranja, em holandês).

A família real é muito querida no seu país, e muitas vezes mistura-se com os habitantes, especialmente neste dia. Todos os anos, o rei, juntamente com a sua esposa e as três filhas, visitam um município diferente para participar na festa e jogos. Este ano é a vez de Groningen.

Na realidade, esta data não é muito conhecida além fronteiras. Muitos turistas acabam por conhecer estas festividades por acaso, quando viajam até Amesterdão nesta altura do ano.

5 dicas para comemorar o Dia do Rei como um local

1. Coloque algo laranja e descubra o Amesterdam Museum Square. Quase um milhão de pessoas junta-se neste local para dançar e festejar. O Dia do Rei está muito relacionado com o espírito de comunidade.

2. Desfrute de um festival gratuito. Longe das multidões, pode participar no NDSM Vrijhaven, um evento com muita diversão graças à sua infinidade de atividades, perfeitas para famílias e grupos de amigos. Aqui encontrará barraquinhas de comida, música, arte e teatro ao vivo; um mercado gigante para os mais pequenos, um karaoke e muito mais. O melhor do Dia do Rei num único lugar.

3. Celebre na cidade onde reside o rei. Haia é a cidade com maior ligação à família real, já que é lá que está a sua residência oficial. Se chegar no dia anterior, pode participar das festas que antecedem o grande evento. Este ano poderá desfrutar do festival com música ao vivo, "Life I Live". O centro da cidade vai estar dividido em várias áreas, dependendo do género musical.

4. Procure as boas ofertas. Este é o único dia do ano em que o governo holandês autoriza as vendas nas bancas de rua sem que seja necessário pedir uma autorização. Os holandeses gostam de uma boa pechincha, e por apenas um euro pode comprar um par de sapatos ou uma mochila e, por menos ainda, livros e brinquedos.

5. Visite Groningen. Como já foi referido, esta cidade é este ano a escolhida pela família real. Pode descobrir costumes e artesanato da região, bem como jogos tradicionais. Naturalmente, a família real também estará presente.

Para saber mais sobre o festival, consulte o site oficial do turismo da Holanda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.