Janeiro - Dia Nacional da Austrália, Austrália

Celebrado anualmente a 26 de janeiro em todo o país, o Dia Nacional da Austrália marca o aniversário da chegada dos primeiros navios britânicos ao continente em 1788. É um feriado nacional que celebra a história e a diversidade. É um dia repleto de atividades festivas, atuações tradicionais, desfiles, fogo de artifício e eventos musicais.

australia day
créditos: Booking.com

Para aproveitar ao máximo este feriado, passe o dia em Sydney, onde as comemorações começam logo de manhã e incluem espetáculos aquáticos e ao vivo durante todo o dia. Se viaja com crianças, o Children's Festival no Tumbalong Park em Darling Harbour promete diversão para toda a família.

Fevereiro - Novo Ano chinês, China

O feriado mais importante na China, e para o povo chinês em todo o mundo, a celebração do novo ano lunar dura mais de duas semanas e é muitas vezes também conhecida como o Festival da Primavera. As festas em homenagem ao Ano do Porco começam a 5 de fevereiro e incluem exibições de fogos de artifício, oferendas cerimoniais aos ancestrais e muitos bolinhos para trazer boa sorte e prosperidade no próximo ano. Existem inúmeras tradições associadas ao Ano Novo Chinês, incluindo um dia dedicado a tirar o azar da casa para dar lugar à boa sorte que o novo ano trará.

novo ano chines
créditos: Booking.com

Março - St. Patrick´s Day (Dia de São Patrício), Irlanda

Celebrado anualmente a 17 de março em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda, o dia de St. Patrick é um festival religioso e cultural celebrado pela comunidade irlandesa em todos os cantos do mundo. Se estiver na Irlanda por esta altura e se quiser celebrar, dirija-se até à cidade de Kilkenny, onde o Dia de São Patrício se torna a Semana de São Patrício, quando o "Tradfest" de cinco dias toma conta da cidade. O festival centra-se na música e cultura tradicionais irlandesas, encorajando simultaneamente os visitantes a inventarem algumas novas tradições próprias. Há muita música ao vivo, e pode até participar numa série de workshops sobre danças folclóricas tradicionais irlandesas ou como tocar acordeão ou violino.

dia de são patrício
créditos: Kilkenny

Abril - King´s Day (Dia do Rei), Holanda

Todos os anos em abril, o povo holandês prepara uma grande festa de aniversário para o monarca do país. Agora celebrado a 27 de abril - o aniversário real do atual monarca reinante, o rei Willem-Alexander - Koningsdag (literalmente "Dia do Rei") foi celebrado pela primeira vez em agosto de 1885 para comemorar o aniversário da então Princesa Guilhermina que mais tarde se tornaria rainha. O dia é marcado por um mercado livre, onde as pessoas vendem os seus produtos em segunda mão na rua (o único dia em que tem permissão para fazê-lo na Holanda, sem terem de pagar o imposto de vendas obrigatório), além de celebrações públicas em todo o país, incluindo concertos, festas e muito cor de laranja, especialmente em Amsterdão.

dia do rei
créditos: Booking.com

Maio - Golden Week, Japão

Em homenagem a um conjunto de importantes feriados nacionais no Japão que acontecem no início de maio, incluindo o aniversário do ex-imperador e o Memorial Day da Constituição, muitos japoneses tiram folga durante a Golden Week (a partir de 29 de abril) para descansar, viajar e celebrar a mudança do clima.

golden week
créditos: Booking.com

Junho - Festa Junina, Brasil

As festividades brasileiras anuais da Festa Junina (também conhecida como a festa de São João) celebram o nascimento de São João Batista e têm as suas raízes nas festividades de verão importadas pelos portugueses no século XVI. As celebrações ocorrem durante todo o mês de junho e servem também para agradecer pela época da chuva, que chega nesta altura ao fim, importante para a agricultura. Embora seja um festival rural, tornou-se muito popular em algumas áreas urbanas do país e é atualmente o segundo feriado mais popular, a seguir ao Carnaval. Se tiver a oportunidade de estar no Brasil nesta altura, aproveite para comer os pastéis de milho, já que é em junho que se faz a colheita do milho.

festa junina
créditos: Booking.com

Julho - Dia da Independência, EUA

O Dia da Independência nos EUA, conhecido como o 4 de julho, comemora o dia em que as 13 colónias americanas adotaram a Declaração da Independência e se separaram da coroa britânica, em 1776. A capital do país, Washington, D.C. é um lugar histórico para experimentar o 4 de julho, com pompa e circunstância. O dia está repleto de exercícios e cerimónias militares, música ao vivo, desfiles, moradores locais que convivem em redor do Monumento de Washington com piqueniques, entre outras festividades. Há também fogo de artifício e um concerto gratuito da orquestra sinfónica nacional.

dia da independencia eua
créditos: Elisha Terada/Unsplash

Agosto - A Assunção de Virgem Maria, Grécia

Este é um dos feriados mais significativos do calendário ortodoxo grego. Comemorado a 15 de agosto, o feriado comemora o momento em que a Virgem Maria literalmente “adormeceu” e subiu ao céu. Cada zona do país tem uma festa (conhecida como panigiri) e visitar a Grécia durante este período é uma grande oportunidade para experimentar um aspeto único da cultura grega, com a maioria das igrejas a realizar uma cerimónia religiosa na parte da manhã, seguida de festividades locais.

A Assunção de Virgem Maria, Grécia
Igreja Panagia Evangelistria créditos: Booking.com

O local mais popular na Grécia para participar desta celebração anual é a Igreja de Panagia Evangelistria, na ilha de Tinos. Peregrinos de todo o país reúnem-se para rezar diante de um famoso ícone da Virgem Maria, consequentemente o mais amado e importante em toda a Grécia.

Setembro - Chuseok, Coreia do Sul

Este feriado tem lugar durante a lua cheia que ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. Os coreanos comemoram este dia especial fazendo bolos de arroz, conhecidos como songpyeon, que são pintados de amarelo, rosa ou verde, jogando jogos e dançando. Este festival é frequentemente comparado ao Dia de Ação de Graças americano, pois as famílias também se reúnem e dão presentes para mostrar sua gratidão umas pelas outras.

Chuseok, Coreia do Sul
créditos: Booking.com

Outubro - Diwali, Índia

Também conhecido como o Festival das Luzes, Diwali é um dos maiores festivais do hinduísmo e significa a vitória do bem (luz) sobre o mal (escuro). Durante o festival, pequenas lâmpadas são colocadas à frente de templos e casas. Poderá ainda saborear uma variedade de comidas e doces locais, incluindo mithai (doces indianos feitos de açúcar e farinha de grão de bico) e chamuças (fritos recheados com legumes, carne ou lentilhas).

festival das luzes
créditos: Booking.com

Novembro - Dia dos Mortos, México

O Dia dos Mortos (ou Día de Muertos) é um feriado mexicano onde a família e os amigos celebram entes queridos falecidos. Celebrado a 2 de novembro, com rostos pintados, caveiras decoradas, borboletas e flores vivas, este dia especial enfatiza a continuidade da vida. Enquanto a capital mexicana celebra o dia com um desfile colorido, muitos moradores visitam as sepulturas de seus entes queridos para deixar velas, flores, alimentos e bebidas.

dia dos mortos
créditos: Booking.com

Dezembro - Festival de Inverno, Moscovo

O Festival de Inverno, que ocorre entre meados de dezembro e meados de janeiro, é comemorado com grande entusiasmo em diferentes cidades da Rússia, sendo Moscovo o melhor lugar para aproveitá-lo em toda a sua glória. Atividades festivas e eventos podem ser apreciados em toda a cidade, incluindo apresentações de músicas e danças tradicionais na Praça da Revolução, patinagem no gelo no Parque Gorky e esculturas de gelo na Praça Vermelha.

moscovo
Moscovo créditos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.