É difícil encontrar um lugar que se adapte  aos gostos das crianças e que, ao mesmo tempo, assegure momentos de desconexão para os adultos, mas aMalta é capaz de reunir todas as gerações no mesmo lugar para desfrutar igualmente de umas férias sob o sol mediterrânico.  

Este arquipélago, caracterizado pelas fachadas em tons de mel e pela luz mágica que banha os  campos das ilhas, é o destino ideal para qualquer tipo de viajante. Apenas a algumas horas de avião  de Portugal, Malta tem falésias de tirar o fôlego, cultura e história para descobrir em cada uma das cidades que compõem as ilhas, uma gastronomia de influências que pode ser apreciada especialmente na sua capital, Valeta, e atrações para os mais pequenos (e não tão pequenos). 

Popeye Village, a aldeia mais bonita do mundo 

As grandes cidades são lugares incríveis para visitar, mas explorar os recantos que oferecem  sensações únicas e privilegiadas está a tornar-se uma atividade cada vez mais procurada. Road Affair,  blog de viagens norte-americano, quis mostrar aos seus leitores a magia de visitar as aldeias mais  bonitas do mundo, e a icónica aldeia maltesa do famoso marinheiro, ficou em  primeiro lugar na lista.

Popeye Village
Popeye Village créditos: Visit Malta

Esta pequena aldeia, criada em 1980 para filmar o famoso filme do Popeye, é um lugar muito  atrativo para descobrir com os mais pequenos. Localizado em Anchor Bay, qualquer pessoa pode dar  uma volta pelas muitas atrações do parque, passear e descobrir as diferentes partes da aldeia, ou ver  um documentário sobre o filme realizado nos anos 80. 

Templos megalíticos, mais antigos que as pirâmides do Egipto

Outra atividade imprescindível se viajar com crianças é visitar os templos megalíticos em Malta, um  dos maiores tesouros da ilha. Datadas de 4000 e 2000 a.C., estas construções são mais antigas do  que as pirâmides do Egipto e a maioria delas foi declarada Património Mundial pela UNESCO. É uma  ótima forma de os mais pequenos aprenderem mais sobre história e arqueologia enquanto se  divertem. Destacam-se os templos de Hagar Qim e o Hipogeu de Hal Saflieni.

Embarcar numa expedição à Blue Grotto 

Conhecida como a Hollywood do Mediterrâneo, Malta acolheu grandes realizadores de cinema que  filmaram os seus filmes no arquipélago. Passear pelas ruas e cenários que viram ser filmadas longas metragens incontornáveis da história do cinema é outro grande plano para toda a família. 

Blue Grotto
Blue Grotto créditos: Visit Malta

Blue Grotto, um dos lugares mais bonitos de Malta, foi o local de filmagem para o filme “Tróia”. Constituídas por um total de seis grutas marítimas, localizadas no sopé das falésias, estas grutas fazem jus ao seu nome, uma vez que o azul da água se reflete nas paredes das grutas, produzindo combinações mágicas de tons azuis.  

Um passeio de barco pelo interior das grutas fará com que todos os visitantes se sintam verdadeiros  piratas em busca de tesouros, mas, neste caso, o prémio será uma experiência que toda a família  poderá partilhar. Uma recordação que permanecerá, sem dúvida, nas suas memórias.  

Comino, a ilha sem habitantes 

Conhecida como a irmã mais nova de Malta, esta ilha com apenas dois habitantes é perfeita  para um dia de família. Embora a Lagoa Azul seja a praia mais famosa de Comino, a ilha tem  outras praias que pedem uma visita, tais como St. Nicholas Bay e Santa Marija Bay, ambas  praias arenosas. A ilha é, também, ideal para caminhadas e descoberta dos vestígios arquitetónicos de civilizações do passado, como a torre de Santa Marija e as grutas homónimas  no nordeste da ilha – que, depois de as atravessar, oferecem um vislumbre de piscinas cobertas  que atravessam o penhasco. 

Lagoa Azul
Lagoa Azul créditos: Visit Malta

Içar velas para Gozo 

Com apenas 14 quilómetros de comprimento, Gozo é o lar de maravilhas naturais onde reinam vales,  falésias, caminhos pedonais e enseadas com águas cristalinas. Visitar a capital, Vitória, e explorar a  Cidadela é fazer uma viagem no tempo e mergulhar na história que faz parte da ilha, uma vez que lá  se encontra a Catedral da Assunção, construída entre 1697 e 1711.  

Como o paraíso natural que é, em Gozo pode explorar-se uma multiplicidade de pontos secretos que  oferecem algumas das melhores vistas panorâmicas do Mediterrâneo, tais como a gruta Tal Mixta.  Situada perto da aldeia de Nadur, é um reflexo fiel da Gruta de Calipso que, reza a lenda, foi descrito  na Odisseia como o local onde o amor da bela ninfa aprisionou Ulisses durante sete anos.  

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.