São Vicente é a terceira ilha mais populosa de Cabo Verde. Além das praias e do bom tempo, também faz furor em todo o mundo pelo seu Festival Internacional da Música da Baía das Gatas, que decorre no primeiro fim de semana de lua cheia do mês de agosto, e por ser a terra natal da célebre cantora Cesária Évora. Pondere, então, conhecer São Vicente, aproveitando os voos da TAP.

Festas Juninas

A festa de São João Baptista, ou do "kolá San Djon", celebra-se a 24 de junho e está integrada nas Festas Juninas e é uma das principais celebrações das ilhas do Barlavento. Em São Vicente, a festa acontece na Ribeira de Julião, localidade que fica a poucos quilómetros da cidade do Mindelo, a capital da ilha. A dança típica é a umbicada.

As maravilhas da ilha a visitar

Baía das Gatas

Se procura relaxar, descansar, nadar ou mergulhar, vai gostar da Baía das Gatas. Esta bela baía natural rodeada de rochas, situada a menos de dez quilómetros a leste da cidade do Mindelo, é o ponto ideal para chegar a outros locais famosos como Salamansa (5 minutos) ou Calhau (10 minutos). A sua ligação à capital faz-se através de autocarros, especialmente ao fim de semana, já que não existe um serviço permanente de transportes públicos. É também aqui que se realiza o Festival Internacional da Música da Baía das Gatas, um dos grandes acontecimentos da ilha.

Baía das Gatas, Cabo verde
créditos:Rainer Strehl/CC BY-SA 3.0

Monte Cara

Localizado a 490 metros acima do nível do mar, o seu nome deve-se precisamente ao facto de fazer lembrar um rosto humano e é também o ex-libris da cidade do Mindelo. Existe uma lenda contada pelos mais antigos de que os portugueses quando chegaram à ilha identificaram a cara como sendo de D. Afonso Henriques. É um dos locais onde pode obter vistas incríveis sobre toda a cidade do Mindelo e a Baía do Porto Grande. O Monte é uma das sete maravilhas de Cabo Verde, reconhecimento que obteve em 2013.

monte cara, sao vicente
créditos: Manuel de Sousa/CC BY-SA 3.0

Parque Natural de Monte Verde

O Monte Verde é o local de eleição para a prática do turismo de montanha. Ou seja, indicado para quem gosta de explorar trilhos no meio da natureza. Do seu alto é possível ter vistas espetaculares de toda a ilha de São Vicente e da baía do Porto Grande com a sua cidade do Mindelo. 

Torre de Belém

Esta réplica da Torre de Belém de Lisboa situa-se na Rua de Praia e foi construída em 1920 pelos portugueses. Oferece aos visitantes vistas de 360 graus sobre a cidade, decorrendo também aqui diversos eventos culturais, no átrio ao ar livre e à beira-mar.

Palácio do Povo

Anteriormente Palacete do Governo e Casa do Estado Maior, hoje é conhecido como o Palácio do Povo. É palco de diversos eventos culturais e exposições.

palacio do povo
créditos: Cadouf/CC BY-SA 4.0

Praias

São diversas as praias que a ilha oferece, como a Praia da Laginha (a mais frequentada pelos locais e turistas), a Praia de São Pedro e a Praia Boca de Lapa. Todas elas oferecem um mar paradisíaco e a possibilidade da prática de desportos náuticos. No entanto, a Praia de São Pedro tem uma rebentação mais forte e não é recomendada a pessoas que não saibam nadar. Mas é ótima para a prática de surf, windsurf e bodyboard. A Praia Boca da Lapa, também conhecida como Sandy Beach (um nome escolhido pelos surfistas), é onde decorre uma das maiores provas do circuito nacional de surf e bodyboard em Cabo Verde.

São Vicente desde 214€