Situadas no Parque Natural de Montmorency, a cerca de 10 quilómetros da cidade do Quebec, as Cataras de Montmorency com 83 metros de altura (mais 30 metros do que as do Niágara) são uma das maravilhas naturais mais impressionantes que já visitei e constituem uma visita obrigatória nesta região do Canadá.

No inverno, as cataratas ficam parcial ou totalmente congeladas, o que as torna ainda mais bonitas. Assim como o ambiente envolvente do Parque Natural em que estão inseridas, que fica totalmente coberto por um manto branco de neve nesta altura do ano.

É bastante fácil visitar as Cataratas de Montmorency a partir da cidade do Quebec. Há tours organizados, mas é também possível alugar um carro e combinar as cataratas com outras localizações do Quebec, ou apanhar um autocarro. Quando lá estive optei por esta última opção, que é bastante acessível e conveniente pois há autocarros diretos que saem regularmente do centro da cidade e demoram menos de 30 minutos a chegar a Montmorency.

Para aceder ao Parque Natural e às cataratas é necessário pagar um bilhete no valor de aproximadamente 6 euros. Quando se entra no parque, há várias atrações e atividades disponíveis, para além das cataratas.

Na zona da entrada existe um centro de interpretação, onde se pode conhecer mais sobre a história da região, e um restaurante. Do centro de interpretação parte um caminho ao longo de um penhasco que leva à zona das cataratas e a uma ponte suspensa sobre as mesmas. Nesse caminho existem vários pontos de onde é possível vislumbrar a queda de água, mas recomendo parar no miradouro mesmo antes da ponte, de onde se tem uma excelente perspetiva para as cataratas.

Percorrer a ponte suspensa sobre as Cataratas de Montmorency é uma experiência única. Para além da vista para as paisagens envolventes, consegue sentir-se a força da água a precipitar-se dezenas de metros no abismo, literalmente sob os nossos pés.

Para as melhores vistas das cataratas, recomendo irem a um miradouro que fica um pouco mais distante da área principal de Montmorency, e que é por isso menos visitado, sobretudo no inverno. Após atravessar a ponte suspensa, caminhem aproximadamente 10 minutos até ao miradouro localizado no ponto de partida da escadaria que leva à parte inferior das cataratas. Esta escadaria encontra-se encerrada no inverno, mas o miradouro que fica no topo está acessível e oferece as vistas mais espetaculares quer para as cataratas, quer para a Cidade do Quebec e para o Rio São Lourenço à distância.

No verão, os mais destemidos poderão ainda aventurar-se em três percursos de via ferrata, andar numa zipline com mais de 300 metros sobre a piscina que se forma abaixo das cataratas, ou descer os 487 degraus da escadaria panorâmica que oferece vistas espetaculares de Montmorency. É importante ter em consideração que no inverno algumas destas atividades poderão estar encerradas por questões de segurança.

Para mais inspiração de viagens sobre o Quebec no Canadá podem consultar o artigo “Quebec, um destino de sonho no inverno” ou o blog de viagens da Ana, The Travel in Pink