Se ainda não planeou as próximas férias, Cancún é o destino em que vale a pena pensar com muito carinho.  A famosa cidade da província do Iucatão vai ajudá-lo a esquecer tudo o que de menos bom lhe trouxe o último ano e a recarregar baterias com muita praia, comida picante e uma pitada de história.

Praias deslumbrantes

Cancún: o paraíso espera por si com muito sol, mar e história

A época alta em Cancún vai de dezembro a março, quando a temperatura se mantém entre os 22 e os 20 graus e o tempo seco. Abril e maio são igualmente dois bons meses para viajar até este paraíso mexicano, já que continua a dar para desfrutar da praia com a vantagem de os preços serem bem mais em conta.

Muitos resorts têm praia privativa (se escolher um, o mais certo é não conseguir sair de lá!), mas existem outras públicas absolutamente imperdíveis.

A Playa Delfines está entre as mais bonitas e é conhecida pelos golfinhos que aqui costumam aparecer. Distante dos grandes hotéis, é bastante calma e ideal para um passeio em família

Já a Playa Tortugas é um paraíso para os adeptos dos desportos radicais. É ainda rica em restaurantes e ponto de partida para diversos passeios de barco e ferryboat.

Se a diversão é o seu lema, apresentamos-lhe Punta Cancun, a praia mais animada da cidade. Festas e espetáculos não faltam nas redondezas, mas é ainda um spot de mergulho a considerar devido aos recifes de coral não muito distantes.

Isla Mujeres e Cozumel

Cancún: o paraíso espera por si com muito sol, mar e história

A cerca de dez quilómetros a norte de Cancún está Isla Mujeres, uma ilhota perfeita para desfrutar de um dia de praia inesquecível sem prédios à volta. Encontra aqui também atrações para toda a família, como o parque Garrafón, onde pode pedalar, fazer tirolesa ou andar de caiaque. Os mais aventureiros não vão resistir a mergulhar com os tubarões-baleia que nadam ali perto entre maio e setembro. Para chegar, basta adquirir uma excursão de um dia ou embarcar num dos ferrys.

Jacques Cousteau tornou a ilha de Cozumel famosa ao apresentar os seus corais ao mundo em 1961. E estes continuam a atrair fãs de mergulho ou simples turistas. Não se admire se se sentir dentro de um verdadeiro aquário. O Recife Palancar chega a ter uma visibilidade de 70 metros de profundidade. Aproveite ainda para respirar fundo num dos muitos trilhos e relaxar na praça da cidade. Existem barcos a partir da Playa del Carmen, a 70 quilómetros de Cancún, que o levarão até esta região fabulosa.

A herança maia

Cancún: o paraíso espera por si com muito sol, mar e história

Entre um mergulho e um banho de sol na espreguiçadeira, vale a pena dar um salto até aos sítios arqueológicos que mantêm vivo o legado da civilização maia. Chichén Itzá, a 200 quilómetros de Cancún, é o mais popular com a sua Pirâmide de Kukulcán. Ao imponente monumento de 26 metros de altura juntam-se o Templo dos Guerreiros e um enorme campo de pelota, modalidade conhecida como o futebol dos Maias.

Um pouco mais perto (a 150 quilómetros) de Cancún está Cobá, onde se destaca Nohuch Mul, a mais alta pirâmide do México, a cujo topo a 40 metros de altura, poderá subir. Os degraus são muitos realmente, mas acredite que vale a pena o esforço.

E como não há duas sem três, acrescente Tulum ao roteiro. A 130 quilómetros de Cancún, este spot arqueológico localizado num penhasco com vista para o mar apresenta o que resta de uma fortaleza. El Castillo, o que poderá ter sido uma torre de observação, é o seu edifício mais alto.

Os cenotes

Cancún: o paraíso espera por si com muito sol, mar e história

Se é adepto da natureza, não pode deixar de conhecer os cenotes. Traduzindo, são cavidades naturais resultantes da erosão da rocha calcária, com depósitos de água doce alimentados por poços subterrâneos. Na Riviera Maia vai encontrar centenas, alguns nos parques naturais, como é o caso de Xcaret. Para além de mergulhar no cenote, pode ainda apreciar as tartarugas-marinhas ou fazer tirolesa.

Outro espaço a juntar à lista, sobretudo se viajar em família, é Xel-há.  O divertido ‘mundo de los niños’, ('mundo das crianças') oferece um conjunto de atividades, entre as quais desportos de aventura e fotos com tartarugas.

Picante, muito picante

Cancún: o paraíso espera por si com muito sol, mar e história

Cancún tem uma enorme oferta de cozinha internacional, mas nada como se deliciar com a gastronomia mexicana, ou seja, com pratos ricos em picante. Do menu fazem parte os mundialmente conhecidos tacos – tortilhas de milho que podem ser recheadas com quase tudo, de frango a peixe, passando por queijo ou feijão. Aproveite ainda para experimentar o ceviche e nem pense em deixar escapar o cochinita pibli, prato típico do Iucatão à base de carne de porco marinada e temperada com vários condimentos.

Para sobreviver ao sabor da malagueta, acompanhe a refeição com a cerveja local e, se não for conduzir, prove a tequila, uma das mais famosas bebidas do planeta. À sobremesa, e já que a dieta pode esperar até ao regresso, deixe-se conquistar pelo chocolate, iguaria que remonta aos antigos Maias e que encontra agora, por exemplo, nos deliciosos churros.

Estes são apenas alguns dos muitos bons motivos para conhecer Cancún. Prepare o fato de banho, não se esqueça do protetor solar e embarque rumo ao paraíso com a TAP.

Cidade do Cabo desde 270€