Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso terrestre com um agradável clima temperado e um extraordinário ecossistema natural, rico em flora e fauna. Foi declarado Parque Nacional Marinho do Brasil e incluído entre os patrimónios naturais da UNESCO pela sua espetacular biodiversidade.

É na costa nordeste da ilha de Fernando de Noronha, cercada por verdejantes escarpas rochosas e  banhada pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico que encontramos a Baía do Sancho — a bela praia de areia dourada que tem repetidamente sido apontada como a "praia mais bonita do mundo" pelo seu formato em meia-lua e areia fina, beijada por um mar com um fantástico fundo marinho, habitado por peixes coloridos, golfinhos e tartarugas marinhas.

Como posso visitar a Baía do Sancho?

O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhotas de origem vulcânica e a sua natureza selvagem e intocada é protegida por regras apertadas que restringem o número de visitantes a 700 turistas diários.

Para chegar à praia há que passar primeiro por um centro de visitantes, onde deve ser adquirido o bilhete para entrar no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A partir daqui existe um passadiço que facilita o acesso inicial à praia, ao Miradouro dos Golfinhos e ao Miradouro da Baía dos Porcos. É só seguir as indicações para chegar até às atrações. Mas, quando conseguir avistar a Praia do Sancho de cima, vai perceber que para chegar ao areal tem duas opções: ou vai de barco pelo mar, ou desce por uma (assustadora) escada com 208 degraus, que passa por dentro de uma fenda na encosta rochosa que cerca a praia. É complicado, mas vale o esforço

Quais são as principais atrações da praia?

A tonalidade da água do mar é uma das características mais bonitas e distintas da praia do Sancho. Quando visitar, leve equipamento de snorkel e descubra o maravilhoso fundo do mar com a sua imensa variedade de peixes coloridos grandes e pequenos.

Se viajar na época das chuvas procure a cascata que se forma por essa altura. O acesso também é difícil: tem de seguir primeiro por um pequeno riacho no canto direito da praia (contrário à localização da escada) e depois por um caminho cheio de pedras, para conseguir finalmente chegar à queda de água. 

Se gosta de caminhar, antes ou depois de descer para a praia, percorra a trilha que conduz até ao miradouro da Baía dos Porcos e dos Dois Irmãos. É dali que se consegue tirar a foto mais famosa da ilha!