Ia um pouco apreensiva, mas de coração aberto, porque queria mesmo revisitar os épicos monumentos, voltar a navegar no Rio Nilo e passar de novo o meu dedo pelas longas e intermináveis fileiras de hieróglifos, que alguém esculpiu meticulosamente há séculos atrás. Queria também conhecer, pela primeira vez, a costa do Mar Vermelho e descobrir o seu colorido fundo marinho. A expectativa era enorme e, para minha alegria, o país dos faraós mostrou-se completamente à altura!

Durante as próximas semanas vou partilhar convosco as fotografias e impressões desta viagem que me recordou, mais uma vez, como é bom ir para longe, ver outras paisagens e mergulhar noutra cultura.

Começo hoje pelo Templo de Karnak, em Luxor.

O Templo de Karnak em imagens
Foto: Travellight e H. Borges

Cresci fascinada pelo antigo Egito. Ainda hoje não perco um documentário sobre faraós, rainhas, deuses, pirâmides e templos, por isso, poder pisar o chão da antiga Uaset e caminhar entre grandes e imponentes colunas de calcário, cobertas de hieroglíficos — algumas recuperadas para mostrar as cores com que foram pintadas há mais de 4.000 anos — é algo que eu simplesmente não tenho palavras ou talento para descrever, mas vou tentar.

O Templo de Karnak é na verdade um vasto complexo, composto por 22 templos. Foi o epicentro da atividade religiosa do Antigo Egito e serviu igualmente como centro administrativo e palácio para os faraós do Novo Reino.

Desenvolveu-se ao longo de um período de 1.500 anos, com cada geração e novo faraó a acrescentar os seus templos, santuários e estátuas. Embora o seu auge tenha sido durante o Império Novo e durante os reinados de faraós famosos como Hatshepsut, Tutmés III, Seti I e Ramsés II, todos os outros contribuíram, com acréscimos significativos, para o desenvolvimento do complexo. A construção de Karnak continuou até ao período greco-romano com os ptolomeus, romanos e até os cristãos primitivos, a deixar a sua marca por lá.

Podia deixar-vos aqui mais fatos e números sobre Karnak, mas o melhor que posso partilhar sobre este lugar são algumas imagens que ilustram a sua grandiosidade.

Karnak é uma das heranças mais preciosas do Egito e o sentimento de poder caminhar por entre estas pedras antigas é muito especial. Aproxima-nos de uma forma singular da história da humanidade…

Espreitem o destaque "Egypt" na minha página de Instagram para verem a viagem a este país e sigam as stories nesta rede social, para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana.

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World