A maioria dos suecos opta por uma alimentação saudável, onde reinam as vitaminas e as gorduras não abundam. Peixes e frutos do mar predominam na sua gastronomia, com Estocolmo a ter uma vasta e variada oferta devido, sobretudo, à sua localização geográfica. E isto não é à toa. É preciso lembrar que durante o inverno a luz solar escasseia, o que provoca falta de vitamina D, nutriente que se encontra precisamente nas verduras e no peixe, sobretudo no salmão.

Mas desengane-se se pensa que os suecos não comem um doce ou outro de quando em vez. Na verdade, são adeptos de gulodices, sendo possível encontrar muitas lojas de rebuçados e outras delícias açucaradas na capital. Sabia que até existe um dia na semana – o sábado – dedicado ao consumo de doces? O Lördagsgodis (doces de sábado) remonta à década de 1950 e foi uma forma de limitar esta prática a um dia semanal de modo a combater o aumento exponencial de cáries.

O salmão e as almôndegas

À descoberta dos sabores suecos
créditos: Benoît Prieur

Um dos pratos que encontra na maioria dos restaurantes é o Gravlax. Servida como entrada, a iguaria consiste em salmão cru marinado numa mistura de sal grosso, açúcar e temperos. Esta espécie de carpaccio é, de modo geral, acompanhada de pão de centeio, batatas cozidas e molho de mostarda. O Gravlax surgiu na Idade Média, altura em que os pescadores salgavam o peixe, enterrando-o depois nas areias geladas para fermentar.

À descoberta dos sabores suecos

Ir a Estocolmo implica saborear as famosas almôndegas suecas. As Köttbullar são, sem dúvida, o prato mais típico, estando disponíveis em variadas versões: frango, carne de porco, com pimentas ou queijo são algumas delas. Mas sabia que as famosas bolinhas são originárias da Turquia e não da Suécia? A revelação foi feita pelo próprio governo escandinavo. De acordo com as entidades oficiais, a receita foi trazida para o país pelo rei Carlos XII no século XVIII, depois do seu exílio junto do Império Otomano. Sabe-se ainda que o monarca foi também responsável pelo hábito de beber café, algo em que os suecos se encontram nos primeiros lugares em todo o mundo.

Outro acepipe sueco é o Räksmörgås. Este prato, em jeito de sanduiche aberta, habitualmente servido nas festas, é composto de camarão cru e acompanhado de queijo, pimentão, maionese e limão. Pode encontrar versão ainda mais completas, que incluem ovos e abacate.

Pães doces e um bolo de princesas

À descoberta dos sabores suecos

Uma vez em Estocolmo, siga os costumes locais e adira à Fika, ou seja, à famosa hora do chá sueca. É habitual os suecos marcarem uma Fika para conviverem com familiares, amigos ou até como encontro amoroso. Independentemente do motivo, o que não pode faltar é o tradicional bolinho de canela. Conhecido como Kanelbulle é mais uma espécie de pão doce do que um bolo em forma de caracol com uma generosa porção de açúcar e canela.

Ainda no que toca a doces, os suecos orgulham-se do seu Bolo da Princesa. O Prinsesstårta é o mais escolhido para os aniversários e é tão popular que até lhe é dedicada uma semana: a terceira de setembro. Este pão-de-ló recheado de natas e creme de pasteleiro, é coberto com maçapão verde e decorado com uma flor da mesma massa. Mas existem outras versões: uma delas tem doce de morango no recheio e maçapão rosa na cobertura e responde pelo nome de Operatårta. Já as opções cobertas com maçapão azul ou amarelo chamam-se Bolo Príncipe e Bolo Carl-Gustav. Sem grande surpresa, o batismo do bolo está relacionado com a família real e aconteceu em meados de 1920, por ser a iguaria preferida das filhas do irmão do rei da Suécia.

À descoberta dos sabores suecos
créditos: Arild Vågen

Estocolmo oferece uma enorme variedade de restaurantes onde pode experimentar todas as iguarias suecas. E ainda um local imprescindível para os amantes da gastronomia: o Östermalms Saluhall. Trata-se de um típico mercado, que funciona desde 1888 e onde encontra produtos finos, como carne de rena e alce. Estas são secas e depois consumidas em enchidos. Na peixaria reinam o arenque e o salmão, disponíveis frescos e em pratos prontos a levar ou a saborear no próprio mercado.

Do salmão aos bolinhos de canela, passando pelas afamadas almôndegas. A gastronomia sueca espera por si em Estocolmo. Nem pense duas vezes e reserve já o seu voo com a TAP.

Estocolmo ida desde 138€