Sabia que a Casa Branca foi construída de raiz para ser a residência oficial dos presidentes dos EUA? A sua localização foi escolhida pelo primeiro presidente norte-americano, George Washington, que já não teve tempo de se tornar residente. Foi o segundo presidente, John Adams, que ocupou o edifício que, desde então, tem sido usado por todos os homens mais poderosos da nação. Descubra, a seguir, factos e curiosidades sobre a White House.

O endereço

O endereço mais poderoso dos EUA: Avenida Pensilvânia, nº 1600, Washington D.C. A Casa Branca foi construída entre 1792 e 1800, seguindo o estilo georgiano. Tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos, desde o mandato de John Adams.

O incêndio

Em 1814, durante a guerra Anglo-americana, o exército britânico incendiou parte da cidade de Washington. O incêndio destruiu partes internas do edifício e deixou a fachada sem a característica cor branca. A reconstrução do edifício ficou concluída em 1817.

Casa Branca
A primeira fotografia da Casa Branca, tirada em 1846 créditos: Library of Congress

Nem sempre foi Casa Branca

Foi batizada de White House por Theodore Roosevelt em 1901. Antes disso, era chamada de 'President's Palace', 'President's House' e 'Executive Mansion'. Roosevelt também foi responsável por obras de expansão do edifício, criando a Ala Oeste. Ao longo dos tempos, a Casa Branca foi passando por várias obras que visavam expandir, modificar e melhorar o edifício.

132 quartos

A Casa Branca tem 132 quartos, 35 casas de banho, 6 pisos, 412 portas, 147 janelas, 28 escadas de incêndios, 3 escadarias e 3 elevadores. São precisos 570 galões de tinta para pintar o exterior.

Jantar para quantos convidados?

A cozinha da Casa Branca tem a capacidade de servir um jantar para 140 convidados. Se for um convívio com refeições ligeiras pode receber 1000 convidados.

Casa Branca
O edifício está ilustrado na nota de 20 dólares créditos: AFP

Qualquer um pode ligar para lá?

A Casa Branca recebeu o serviço de telégrafo na década de 1850 e o serviço telefónico na década de 1890. O primeiro computador foi lá instalado em 1979. Atualmente, tem uma linha telefónica para registar opiniões. O número é: 202-456-1111.

A sala mais importante

A Sala Oval é o escritório do presidente dos EUA, onde se tomam as mais importantes decisões da nação. Foi construído em 1909 pelo Presidente William Howard Taft, como parte da expansão da Ala Oeste. A icónica secretária Resolute foi feita a partir dos destroços de um navio britânico e oferecida ao presidente Rutherford B. Hayes pela Rainha Vitória, em 1880.

Barack Obama na Sala Oval
Barack Obama na Sala Oval créditos: Pete Souza

O inquilino mais duradouro

O presidente que mais tempo passou na Casa Branca foi Franklin D. Roosevelt, de 1933 até morrer, em 1945. O democrata venceu quatro eleições presidenciais consecutivas.

Uma casa com piscina, claro

Uma não, duas. A Casa Branca conta com duas piscinas: uma interior, desde 1930, que foi usada por Roosevelt como fisioterapia para a poliomielite, e a outra exterior, instalada em 1975 por Gerald R. Ford, um nadador inveterado.

Piscina interior da Casa Branca
Piscina interior da Casa Branca créditos: National Archives

Prática de exercícios

Além das piscinas, outros presidentes usaram as instalações da Casa Branca para praticar atividade física. Obama adaptou o campo de ténis para um de basquete. Bush criou um espaço para jogar horseshoe. Nixon instalou uma pista de bowling.

Aberta ao público

A Casa Branca esteve sempre aberta ao público até ao início do século XX. Em 1930, terminaram as receções públicas e as visitas começaram a ser controladas até ao 11 de Setembro de 2001.

Encerrada ao público

Com os atentados de 11 de Setembro, a Casa Branca foi encerrada. A partir de 2003, criou-se um modelo de visitas. Assim, é possível agendar uma visita guiada à Casa Branca através de um membro do Congresso para os norte-americanos ou através do contacto com a embaixada para os estrangeiros. É possível também fazer uma visita virtual através do projeto 360 Virtual Tour.

Tradição do Halloween

Foi o presidente John F. Kennedy o primeiro a decorar a Casa Branca para festa do Halloween. Desde então, as famílias dos presidentes aproveitam o Dia das Bruxas para promover campanhas solidárias.

Halloween na Casa Branca
Os filhos de Kennedy, Caroline e John Jr., visitam o pai na Sala Oval no Halloween de 1963. créditos: whitehousehistory.org

Valor de mercado

Quanto custa esta casa? Segundo os especialistas de mercado imobiliário, a Casa Branca poderia custar entre 90 e 250 milhões de dólares. Será que algum dia o edifício será posto à venda?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.