Já foi uma aldeia decadente, com casas decrépitas e tons tristes, mas, depois de uma original remodelação, transformou-se numa extraordinária explosão de cores e rapidamente estabeleceu-se como uma das principais atrações turísticas da região.
Com a remodelação que transformou as suas 232 casas em perfeitas obras de arte, Kampung Pelangi, que na língua local significa "lugar com as cores da íris", ganhou de imediato o título de "Aldeia do Arco-Íris".
Cada casa, incluindo telhados, ruas e pontes, foi colorida com cores vivas e murais extraordinários que em pouco tempo trouxeram a vida de volta a este lugar esquecido, transformando-o num ponto de paragem obrigatório para instagrammers de todo o mundo.
“A cor é um poder que influencia diretamente a alma”, disse certa vez o pintor Wassily Kandinsky, e isso parece ser totalmente verdade quando falamos de Kampung Pelangi — um projeto simples, mas eficaz, que demonstra o pouco que é necessário para mudar uma realidade que à partida parecia definitiva.
A ideia para esta transformação veio do diretor da escola secundária local, Slamet Widodo, que para a concretizar, conseguiu do governo cerca de 18.500 euros.
A sua ideia era simples, mas surpreendentemente mudou por completo a vida dos habitantes de Kampung Pelangi. Isto não apenas pela oportunidade de usar a imaginação para transformar o lugar onde viviam num sitio mais bonito, mas também pela melhoria económica que daí resultou, já que turistas de todo o mundo repararam nesta vila artística e a transformaram num local popular para visitar.
O comércio local registou um aumento nas vendas, o que por sua vez se traduziu em melhores condições de vida para a população. A transformação foi tão importante para Kampung Pelangi e para os seus habitantes que o modelo já foi adotado por outras cidades como Kampung Kali Code, em Yogyakarta, e Kampung Tridi, em Malang.
Com a sua iniciativa, os cidadãos de Kampung Pelangi conseguiram provar que basta um toque de amarelo, rosa, verde, vermelho, azul, roxo, turquesa, laranja… e uma pitada de imaginação para dar uma vida nova a uma aldeia esquecida e triste, tornando-a única, alegre e animada.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários