Galerias Nacionais da Escócia

Galerias Nacionais da Escócia
créditos: SNPG - © Lisa Flemming

Não são um, nem dois, nem mesmo três... mas quatro os edifícios espalhados em Edimburgo e que acolhem uma impressionante coleção de arte e que valem bem a pena uma visita. Exceptuando certas exposições, que são pagas, a maior parte é de acesso gratuito.

Princes Street, no centro da cidade, é onde pode apreciar obras icónicas dos mestres da arte europeia dos séculos 14 e 18 no National; em seguida, caminhe até a National Portrait Gallery nas proximidades, antes de terminar o dia na galeria Modern, que fica em dois prédios num magnífico parque de esculturas.

Porquê ir? Obviamente pela arte, mas também pela música ao vivo gratuita, de diferentes géneros, em determinadas datas em novembro no National; pelos workshops no Portrait; ou palestras sobre temas como o surrealismo no Modern.

Museu Nacional da Escócia

Sete níveis de exposições espetaculares esperam por si nesta fascinante atração gratuita no pitoresco centro histórico de Edimburgo.

O museu está repleto de exibições sobre ciência e tecnologia, moda, o mundo natural, arte e design que irá mantê-lo ocupado durante todo o dia.

Ganhe uma visão da Escócia desde a pré-história até aos dias atuais nas suas galerias escocesas de visita obrigatória.

Porquê ir? Fascinado pela ciência? Todos os sábados, entre 13 de outubro e 26 de janeiro de 2019, acontece o Science Saturday, com palestras especializadas, atividades práticas e demonstrações científicas. Para os fãs de música, há a exposição Rip It Up - A História da Pop Scottish até 25 de novembro e a nova exposição Robots, que irá ser lançada a 18 de janeiro.

Jardins Botânicos Reais

Provando que os jardins não são apenas para serem visitados no verão, os visitantes podem apreciar a magnífica paisagem de inverno destes jardins, que são divididos em três temas e que se estendem por uns impressionantes 28 hectares.

Descubra a flora e fauna sazonais, bem como esculturas modernas e instalações espalhadas por toda a parte.

Há uma taxa para visitar as casas de vidro vitorianas, mas se não quer gastar dinheiro, ainda é possível admirar o exterior desta impressionante peça arquitetónica.

Porquê ir? Explore a Casa Botânica num dos seus Open Doors Days para conhecer a sua história (5 de outubro a 7 de dezembro). Se viaja com a família, leve-os para um fim de semana de descoberta da natureza e desperte o interesse dos mais jovens sobre o meio ambiente (8 a 9 de dezembro).

Stand Up Comedy Club

Durante todo o ano é possível dar muitas risadas e apreciar os eventos gratuitos no Stand Up Comedy Club.

Porquê ir? Dirija-se ao clube num domingo, entre novembro e dezembro, para assistir ao seu espetáculos de comédia improvisado e de longa duração (gratuito). Os comediantes residentes Stu e Garry aceitam as sugestões do público e criam um espetáculo de comédia feito à medida.

Calton Hill

Calton Hill escócia
créditos: Visit Britain

Vai poder tirar muitas fotos espetaculares durante uma caminhada até Calton Hill, Património Mundial da UNESCO, e que resultará numa das melhores vistas de Edimburgo.

Além das vistas impressionantes sobre a cidade, também é onde encontrará alguns dos monumentos lendários da Escócia, incluindo o Monumento de Nelson e o Monumento Nacional. É também o lar do Royal Observatory, que tem um centro de visitantes para explorar e que também organiza eventos públicos, como as noites de astronomia.

Porquê ir? Para apreciar o nascer do sol em pleno inverno.

Ver as montras e explorar os mercados de rua

Princess Street
Princess Street créditos: Visit Britain

Vale a pena explorar as lindas lojas e mercados de Edimburgo apenas para ver as montras. Da Princes Street ao Farmers Market, das bonitas boutiques e lojas exclusivas da Escócia, há muito para explorar.

Porquê ir? A partir de 16 de novembro (até 5 de janeiro de 2019), o East Princes Street Gardens estará ao rubro com barraquinhas festivas, luzes cintilantes e comida deliciosa, à medida que se aproxima o mercado de Natal.

Esteja lá no dia 18 de novembro para a Noite da Luz, onde coros de toda a Escócia irão fazer uma apresentação e a Árvore de Natal no Monte será ligada como parte das festividades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.