Visitar a Escócia já estava nos nossos planos e desta vez fomos a Edimburgo. E, apesar de sabermos que a Escócia é muito mais do que Edimburgo, para nós, a cidade vale a pena por si só e está repleta de sítios curiosos para conhecer. Aqui sugerimos alguns deles:

Centro Histórico e Castelo de Edimburgo

Um centro histórico de contrastes: um ambiente descontraído, mas requintado, festivo mas místico, uma decoração fantástica mas meio que sombria.

A partir da Royal Mile, rua principal do centro histórico, encontram-se pequenas passagens e becos cheios de histórias e misticismo. Ao percorrer esta rua é impossível não apreciar a Catedral de Santo Egídio e, ao fundo, no alto da sua colina, sempre visível a partir de qualquer ponto da cidade, o Castelo de Edimburgo.  Da Royal Mile segue-se para a fotogénica Victoria Street e para a popular praça Grassmarket.

Greyfiars Kirkyard

Além de ser um cemitério do século XVI, este local serviu de inspiração para a narrativa de Harry Potter. Não fosse um incêndio que, recentemente, devastou o café Elephant House ali ao pé, ainda se podia imaginar a autora J. K. Rowlling concentrada à janela deste café, a inspirar-se no cemitério de Greyfiars.

Ao percorrer os caminhos entre as lápides deste espaço soturno, reconhecemos alguns nomes (Tom Riddle, diz-te alguma coisa?) e encontramos também a estátua do Bobby, o leal cãozinho que passou 14 anos junto ao túmulo do seu dono.

Greyfiars Kirkyard
Greyfiars Kirkyard créditos: Mais pra Lá

Jardins da Princes Street

Estes jardins separam a cidade nova da cidade velha de Edimburgo e, pela sua localização, são os jardins mais importantes da cidade e são um passeio obrigatório onde o verde contrasta com os tons pesados da cidade velha que se ergue desde ali até ao castelo, lá no topo.

Jardins da Princes Street
Jardins da Princes Street créditos: Mais pra Lá

Dean Village

A apenas dois quilómetros do centro histórico de Edimburgo e nas margens do rio Water of Leith, fica esta pitoresca localidade, a Dean Village. A vista mais bonita aparece sobre a ponte pedonal de onde se veem as coloridas casas centenárias erigidas sobre o forte rio.

Calton Hill

Uma pequena colina onde se situam edifícios como o Monumento Nacional e o Observatório da Cidade, mas cuja principal atração é o ambiente descontraído e ideal para observar as cores do pôr do sol que destacam as silhuetas da cidade.

Apesar de ficar bem próxima do centro de Edimburgo, a Calton Hill tem vista sobre a cidade, quer para o centro histórico e para o Castelo, como para o outro lado onde se avista o Mar do Norte ao fundo.

Calton Hill
Calton Hill créditos: Mais pra Lá

Parque Holyrood e Arthur’s Seat

A partir do Palácio de Holyrood encontra-se um trilho que nos leva numa fácil caminhada ao longo do verdejante parque com o mesmo nome. Lá no topo encontra-se o ponto mais alto e, como podes imaginar, a melhor vista 360º sobre a cidade!  E apesar de parecer um sítio completamente à parte da cidade, fica logo ali à saída do centro histórico.

Parque Holyrood e Arthur’s Seat
Parque Holyrood e Arthur’s Seat créditos: Mais pra Lá

Museu Nacional da Escócia

Viajar biliões de anos atrás até à formação do Universo, conhecer meteoritos e dinossauros, passar pelos cinco continentes, as suas culturas, artefactos, tradições e lugares inóspitos, entender a fisionomia animal e a sonoridade dos mais diversos instrumentos musicais, ir do Fordismo ao Homem na Lua, da moda das últimas décadas à atual problemática do plástico. Esta é a viagem que te propõe o museu Nacional da Escócia e deves aproveitar. Ah e a entrada é gratuita!

Museu Nacional da Escócia
Museu Nacional da Escócia créditos: Mais pra Lá

St. Giles Cathedral

Uma catedral gótica com muita história contada nos vários painéis explicativos encontrados no interior e nas páginas às quais se acede através dos códigos QR espalhados pela igreja. Apesar de ser sugerido um donativo, a entrada é também livre.

Visitar as Terras Altas da Escócia e o Loch Ness

A partir de Edimburgo podes ainda fazer várias tours e conhecer um pouco mais da Escócia mesmo que tenhas o tempo limitado. Que tal um dia pelas montanhas escocesas entre paisagens cénicas, lagos e natureza? A nós pareceu-nos ótima ideia e decidimos fazer uma pequena imersão nas Terras Altas da Escócia desde Edimburgo até ao Loch Ness.

Ficaste com vontade de visitar esta cidade? Então vê o nosso artigo “Motivos e dicas para visitar a mística cidade de Edimburgo” onde partilhamos ainda mais dicas para essa viagem.

Já agora, segue as nossas aventuras de viagem no nosso Instagram e passa no Blog Mais pra Lá para mais artigos e dicas de viagem.