Marraquexe é uma metrópole em crescimento mergulhada na história e na cultura: fabulosa e emocionante, uma mistura de passado e modernidade com o encanto de uma cidade exótica. À chegada, tudo pode parecer confuso e intrigante com encantadores de serpentes, música exótica, bazares atarefados e vendedores por todo o lado. Mas nada tema. Marraquexe tem uma personalidade própria e uma cultura única representadas nos numerosos rostos desta cidade com carácter. É um lugar onde o esplendor inspira a alma, onde você chega de mãos vazias e sai com duas mãos cheias de coisas impensáveis e incríveis. A cidade é um destino que quer ser explorado.

Sentir o pulsar da cidade na animada Praça Jemaa el-Fna

Jemaa el-Fna é a popular praça da cidade de Marraquexe, muitas vezes conhecida como o coração de Marraquexe. Sinta o seu pulsar perdendo-se por entre bancas, comerciantes, turistas e artistas. Ao redor da praça, dezenas de cafés e restaurantes clamam ter o melhor terraço com vista panorâmica sobre Jemaa el-Fna. Subir a um terraço, beber um chá de menta vagarosamente e observar o corrupio da praça é uma experiência imperdível em Marraquexe. Difícil mesmo vai ser resistir à tentação de lá voltar todos os dias.

Praça Jemaa el-Fna
Praça Jemaa el-Fna créditos: VagaMundos

À noite, Jemma el-Fna enche-se de contadores de histórias e leitores da fortuna, encantadores de serpentes, dançarinos e músicos que convertem a praça num lugar fervilhante.

Deambular pela labiríntica Medina

A Medina de Marraquexe é o centro histórico da cidade e Património Mundial da UNESCO. Na Medina encontra os museus mais interessantes da cidade e monumentos imperdíveis como a Madrassa e Mesquita Ben Youssef, o Qubba Almorávida, os Túmulos Saadinos ou o belíssimo Palácio da Bahia. É aqui que terá contacto com a vida quotidiana da cidade. Embrenhe-se na Medina (na foto principal deste artigo), descubra a atmosfera da vida marroquina e experimente a cultura intocada da cidade.

Madrassa Ben Youssef
Madrassa Ben Youssef créditos: VagaMundos

Visitar os coloridos Souks

Os souks de Marraquexe (mercados) são uma explosão de sons, cores e cheiros. Localizados a norte e a leste da praça Jemaa el-Fna, os souks estão grosso modo organizados segundo os ofícios ou produtos comercializados.

Os mais emblemáticos são o Souk Addadine, para os artigos de metal, o colorido Souk dos Tintureiros onde lãs e sedas tingidas secam ao sol, o Souk Smata onde as babouches dominam, o Souk Zrabia onde encontrará o tapete que lhe falta em casa, e o Souk das Especiarias bem no meio do Mellah, o antigo bairro judeu.

Souk das Especiarias
Souk das Especiarias créditos: VagaMundos

Degustar a deliciosa gastronomia marroquina

A cozinha marroquina é uma intrigante e subtil combinação de sabores de dar água na boca. As especiarias, os vegetais ricos de sabor e frutos secos são ingredientes imperativos. Para além dos sobejamente conhecidos couscous e da famosa tajine, as sopas b’ssara ou harira são uma surpresa para o paladar. Delicie-se com uma chermoula de peixe grelhado, ou umas kefta de carneiro. Empurre tudo com o imprescindível chá de menta, jocosamente chamado de “whisky marroquino”. Desperte as papilas gustativas com uma pastilla, uma tarte adocicada de carne de pombo, e feche com a ímpar doçaria marroquina regada de mel. A street food marroquina é lendária. O melhor lugar para a provar? A praça Jemaa el-Fna em Marraquexe. Kebabs, calamares, sardinhas grelhadas, bochechas de cordeiro, espetadas de fígado de cordeiro e caldo de caracoletas, só para nomear alguns. Ainda tem dúvidas? Garantimos uma experiência que ficará para sempre na sua memória.

Street food na Jemaa el-Fna
Street food na Jemaa el-Fna créditos: VagaMundos

Se gostou deste artigo e está a planear uma viagem a Marraquexe, não deixe de ler o nosso Roteiro de 4 dias com o melhor de Marraquexe.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.