Foto: Retrato Oficial do Jubileu da Rainha @Per Morten Abrahamsen 

Em 2022, a amada monarca da Dinamarca, a rainha Margarida II, marcará o seu Jubileu de Ouro e celebrará o seu reinado de 50 anos como chefe de estado da Dinamarca, Ilhas Faroé e Gronelândia.

Ao longo do último meio século, a rainha representou a nação em casa e no estrangeiro sob o lema "a ajuda de Deus, o amor do povo e a força da Dinamarca", e em 2022, a Dinamarca celebrará a sua amada rainha com eventos em todo o país, inclusive em Copenhaga.

Família real da Dinamarca: uma das monarquias mais antigas do mundo

A Família Real da Dinamarca é uma das monarquias mais antigas do mundo, e sua sede é o Palácio de Amalienborg, em Copenhaga. Como visitante da cidade, pode experimentar a vida vivida pela atual família real dinamarquesa, bem como os seus ancestrais, enquanto caminha pelas ruas e pelos palácios dourados, bem como nos gloriosos parques de veados e nas lojas da cidade.

Os 50 anos do trono são comemorados ao longo de todo o ano de 2022, com vários eventos a decorrer (embora alguns tenham sido já alterados devido à pandemia provocada pela COVID-19).

Independentemente de quando visita Copenhaga, existem várias formas de conhecer a cidade real e participar de experiências dignas de uma rainha. Descubra as ruínas do castelo enterradas sob a cidade que remontam a centenas de anos e os fornecedores da corte oferecem a lembrança perfeita para levar para casa.

Veja um trono feito de chifres de unicórnio e conheça os bastidores de um verdadeiro palácio real. Marche ao lado da Guarda Real pelas ruas da cidade acompanhado por uma banda de flauta e tome chá numa loja de chá aprovada pela corte real. O que quer que esteja interessado em ver em Copenhaga, é quase certo que há uma ligação à casa real.

Castelos, jardins e palácios em Copenhaga

Palácio de Amalienborg

O que poderia ser mais dinamarquês do que visitar a casa da rainha, o Palácio de Amalienborg, durante a sua visita? É acessível e aberto ao público e mostra o quão perto do povo dinamarquês a rainha e sua família estão.

Claro, não poderá visitar nenhuma sala privada, mas poderá percorrer salões e salas usadas pela Família Real para ocasiões e visitas de estado.

Palácio de Amalienborg
Palácio de Amalienborg créditos: Marc Skafte-Vaabengaard

Com quatro palácios do século XVIII dispostos em torno de uma praça e uma estátua no centro de Christian IX, os edifícios são considerados uma das grandes obras-primas da arquitetura rococó na Europa.

A própria estátua, do escultor francês Jacques-François-Joseph Saly, é um ponto alto com uma história para contar. Idealizada para glorificar a monarquia, é uma das melhores estátuas equestres da Europa e custou quase tanto para ser feita quanto todo o Amalienborg quando foi construído.

A Troca da Guarda Real

Todos os dias, às 12h, pode ver a troca da Guarda Real Dinamarquesa do lado de fora do Palácio de Amalienborg. A Guarda deixa o seu quartel no Castelo de Rosenborg às 11h30 e marcha em uniformes exclusivos com um chapéu de pele de urso pela cidade, passando pela Torre Redonda e Kongens Nytorv a caminho do palácio.

É um desfile e tanto, incluindo uma banda de 36 músicos, um corpo de tambores com 12 bateristas e 35 guardas.

A Troca da Guarda Real
A Troca da Guarda Real créditos: Marc Skafte-Vaabengaard

Museu de Amalienborg

Um dos quatro palácios da Praça Amalienborg, o Palácio de Christian VII, está aberto a visitantes e contém um museu, enquanto os outros três são as residências particulares da Família Real. Visite as salas surpreendentemente íntimas e explore a história da monarquia da Dinamarca através de uma série de exposições.

Castelo de Rosenborg, as Joias da Coroa e os Jardins do Rei

O belo castelo de Rosenborg em estilo renascentista holandês data do início de 1600 e está situado no jardim real mais antigo da Dinamarca, o Jardim do Rei. Abóbadas especiais abrigam as Joias da Coroa, uma coleção de joias e coroas que datam de 1600, enquanto os andares superiores compreendem grandes salões, tronos e uma coleção de arte histórica.

Castelo de Rosenborg
Castelo de Rosenborg créditos: Giuseppe Liverino

O Jardim do Rei já foi o terreno exclusivo da realeza e continha hortas para o palácio, mas agora é um popular oásis verde e local de piquenique no verão. É particularmente querido pelas crianças que vão logo para o teatro de marionetes criado por Helgo Jørgensen em 1970 e o criativo playground com tema de dragão.

Palácio de Christiansborg

Este palácio de 800 anos acolhe atualmente o Parlamento dinamarquês (como visto na série de TV, Borgen), a Suprema Corte e o Ministério de Estado, bem como salões e salas majestosas ainda usadas para ocasiões reais oficiais. Cinco áreas estão abertas ao público, incluindo as Salas de Recepção Real com o Grande Salão e as Tapeçarias da Rainha, que contam a história da Dinamarca.

Foram dados à Rainha Margarida no aniversário dos seus 50 anos. Também pode visitar os estábulos reais, a cozinha real, a capela do palácio de Christiansborg e as ruínas sob o palácio, o local do castelo do século XII do bispo Absalon.

Palácio e Jardins de Frederiksberg

Esta residência barroca ao lado do Zoológico de Copenhaga tem visitas guiadas no último sábado de cada mês. Fica ao lado de dois belos jardins públicos, os Jardins do Palácio de Frederiksberg e Søndermarken.

Os jardins do palácio têm belas exibições florais na primavera e no verão, com flores espetaculares ao redor da área de entrada, e têm muito para divertir todas as idades, desde playgrounds e passeios de barco pelos canais e lago até um Pavilhão Chinês e o Templo de Apis.

Igreja Frederiks
Igreja Frederiks créditos: Mellanie Gandø

Em Søndermarken, pode caminhar ou correr num espaço verde mais arborizado e montanhoso, também com vista para o palácio.

Pavilhão de Caça Hermitage

Este alojamento de caça real está situado numa paisagem classificada pela UNESCO no parque de veados Dyrehaven. Dyrehaven em si é um belo espaço florestal verde a menos de uma hora a norte de Copenhaga e o lar de mais de 2.000 cervos criados ao ar livre. É facilmente acessível de comboio a partir da estação central e é uma ótima viagem de um dia pelo campo.

Castelo de Frederiksborg

A uma curta distância de carro de Copenhaga, em Hillerød, este pitoresco edifício renascentista é cercado por belos jardins e casas no Museu de História Nacional. Situado num lago magnífico, é aclamado como o mais belo castelo dinamarquês, com um grande jardim barroco que convida a comparações com Versalhes.

Castelo de Frederiksborg
Castelo de Frederiksborg créditos: Unsplash

É considerado um dos edifícios renascentistas mais espetaculares da Dinamarca e a sua igreja é igualmente impressionante. Com o Museu de História Nacional Dinamarquês dentro dele, uma visita leva-o de volta no tempo.

Castelo de Kronborg

Outro curta viagem de Copenhaga, este castelo classificado pela UNESCO, é famoso pelo cenário usado em Hamlet e foi palco de reis e rainhas já em 1500.. Devido à sua localização, o castelo tem desempenhado um importante papel estratégico ao longo dos anos, controlando o Estreito de Øresund e barcos à vela para baixo dele.

O porão do castelo contém um segredo por si só - uma escultura de Holger, o dinamarquês, uma figura histórica que voltará à vida quando a Dinamarca estiver em extrema necessidade.

Castelo de Kronborg
Castelo de Kronborg créditos: Lasse Bruhn, @koebenhavnsk

Localizado em Elsinore, a cerca de uma hora a norte de Copenhaga, uma viagem de um dia para visitar o castelo também pode incluir uma visita ao Museu Marítimo M/S e um passeio pelas belas e históricas ruas da cidade.

É no Museu Marítimo que encontra o navio real da rainha, Dannebrog, que completará 90 anos em 2022. Em sua homenagem, haverá uma exposição especial no Museu Marítimo M/S em Elsinore, traçando o seu curso ao longo de nove décadas de serviço real e mostrando as suas diferentes funções como palácio flutuante, casa, navio-escola e símbolo do poder real. A exposição vai de 8 de fevereiro de 2022 a 21 de agosto de 2022.