Um vídeo online que memoriza imagens do 11 de setembro de maneira única foi filmado na baixa de Manhattan usando uma aplicação de realidade aumentada (RA) que sobrepõe cenas de eventos passados nos locais atuais exatamente onde eles aconteceram.

O resultado é uma sequência impressionante de clipes em que os nova iorquinos do 11 de setembro de 2001 se misturam com os nova iorquinos de hoje, sem saber que jamais se terão cruzado.

O projeto faz parte da série "AR Time Capsule" da ReplayAR, que usa tecnologia RA patenteada para explorar a história oculta que nos cerca na vida quotidiana, e é também uma forma de preservar eventos históricos e memórias pessoais.

Vídeo de realidade aumentada oferece uma retrospetiva única de cenas comoventes dos ataques de 11 de setembro em Nova Iorque
Rockefeller Center - Observation Deck créditos: ReplayAR

A série de vídeos já apresentou tours históricos de outros bairros da cidade de Nova Iorque, bem como alguns locais da costa oeste, como Santa Bárbara e o Cinerama Dome em Los Angeles.

O vídeo do 11 de setembro foi filmado usando ReplayAR (pronuncia-se "replayer") num iPhone 11 dentro e ao redor do Distrito Financeiro.

"Na era da pandemia COVID-19, o som natural da cidade agora ecoa a mesma quietude ouvida no rescaldo do 11 de setembro", afirmou um dos responsáveis do projeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.