"É uma cidade única, que superou muitas crises, mas que soube se adaptar à modernidade", explicou à AFP Gabriella Belli, diretora da Fundação dos Museus Cívicos de Veneza.

A exposição, que abre com um imponente mapa da cidade feito no ano 1.500, abrange 12 salas da imensa morada dos doges, para ilustrar o seu passado com obras de Ticiano, Veronese, Canaletto, Tiepolo, que também descrevem incêndios, batalhas, festividades e glórias.

"A chave da leitura é clara: o nascimento e renascimento da cidade", explica uma das especialistas durante a visita.

"A resiliência marcou a sua história", resume, para que a exposição, com 250 peças, entre pinturas e objetos, não se limite a um passado glorioso, mas abra também um debate sobre a Veneza atual, sobre o seu futuro, após dois anos de crises marcadas pelas cheias de 2019 e, de seguida, pela pandemia do coronavírus.

Pragas e pestes

A sala das pestes as sofisticadas medidas tomadas contra a chamada "Peste Negra", entre 1347-48, surpreende devido à sua atualidade.

A leitura da cópia amarelada das medidas impostas pelos médicos da época é surpreendente, pois impunham a quarentena aos assintomáticos e decretavam o isolamento dos infectados em determinada ilha, aproveitando a disposição particular da cidade construída em 118 ilhotas separadas por canais e ligados por pontes.

A máscara branca com bico longo de cerca de 15 centímetros, emblema por anos do famoso carnaval veneziano, era o traje do médico da peste, em forma de bico de pássaro, cheia de perfume com ervas, enquanto a túnica era tratada com cera e óleos para evitar o contágio.

Se as várias pragas reduziram o número de habitantes no passado, as modernas, entre o coronavírus e o turismo, voltam a ameaçar a cidade.

"Uma cidade sem habitantes não é uma cidade", reconhece Belli, que testemunhou todos os fenómenos que a afetaram nos últimos anos: da explosão do turismo de massa ao seu despovoamento devido a ele e à pandemia, cujas fotografias de becos e praças bizantinas desertas deram a volta ao mundo.

"A ideia é que Veneza seja um polo da indústria cultural, uma capital da arte, com ritmo humano o ano todo", diz Belli, ao descrever com entusiasmo uma espécie de indústria ecológica e sustentável, um grande laboratório para o mundo.

Para isso, conta com outras instituições culturais da cidade, como a Bienal de Veneza, que com o festival anual de cinema e exposições de arte e arquitetura se tornou uma referência.

"Os grandes eventos também são um problema. Devemos tratar o turismo como uma emergência e encontrar soluções inovadoras. Estão a surgir aplicações muito interessantes para telemóveis para controlar o fluxo de visitantes", ressalta Guido Moltedo, idealizador do portal Ytali.

Fundada a 25 de março de 421 d.C., ao meio-dia, quando três cônsules de Pádua foram enviados à lagoa veneziana em busca de um local seguro para um porto comercial, a cidade de Marco Polo sempre foi retratada ao longo da sua história como uma bela mulher com um leão domesticado que reina entre a terra e o mar e que nunca foi violada, lenda que os venezianos insistem em continuar a preservar.

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