Se conseguir completar a sua proeza desportiva em agosto, Pedro Nuno Costa já terá, pelo menos, o apelido para o provar. Por agora, é tempo de se preparar, física e psicologicamente, para o enorme desafio que o espera: correr toda a costa marítima do continente português em 13 dias, com o objetivo de angariar fundos para o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

De 22 de agosto a 3 de setembro, terá de correr 1.054 quilómetros para chegar da minhota Caminha até à algarvia Vila Real de Santo António. Os fundos recolhidos durante a corrida solidária reverterão totalmente a favor da instituição hospitalar, escolhida pela importância que teve na vida de algumas pessoas próximas do jovem portuense.

O desafio surge numa altura em que o atleta, licenciado em Educação Física e Desporto, se encontra à procura de um novo rumo desportivo, depois de se ter visto forçado a abandonar a prática diária de remo, na sequência de três “lesões complicadas” nos ombros que implicaram várias cirurgias.

Se tudo correr como previsto, o desportista irá correr uma média diária de 81 quilómetros, ou seja, a distância de quase duas maratonas, para completar a corrida em 13 dias. A etapa mais curta liga S. Pedro de Moel a Peniche e perfaz um total de 67 quilómetros, ao passo que o troço mais longo será feito entre Setúbal e Porto Covo, com mais de 95 quilómetros. O tempo estimado da duração das etapas ronda as 8/9 horas, com início sempre às 5 da manhã, para evitar as elevadas temperaturas diurnas.

Sob qualquer perspetiva, é um feito físico que exigirá muita preparação a todos os níveis (a sua experiência, até aqui, no atletismo inclui uma participação na meia-maratona do Porto). Nesse sentido, conta com a orientação técnica de Lino Barruncho, selecionador nacional de triatlo, a par de aconselhamento médico e psicológico.

Itinerário
As 13 etapas da corrida créditos: Pedro Nuno Costa

Atualmente a frequentar um MBA em Gestão Desportiva, enquanto trabalha como consultor no departamento de marketing de um grupo vínico e olheiro de formação no Futebol Clube do Porto, Pedro Nuno Costa encontrou inspiração adicional para esta façanha no exemplo de um australiano que percorreu 800 quilómetros em oito dias para angariar dinheiro para as vítimas do tsunami de 2004.

O atleta portuense já conseguiu reunir alguns apoios e patrocínios, mas continua à procura de empresas ou indivíduos que se queiram associar ao projeto, facilitando alojamento e transporte (da equipa que o acompanhará) entre etapas ou equipamentos desportivos.

O anúncio da iniciativa solidária coincide com a celebração, hoje, dia 17 de abril, do 49.º aniversário do IPO-Porto e o lançamento da página do evento, em runningourcoast.com, onde é possível consultar os dados para donativos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.