2021 marca o regresso da noite britânica da fogueira, após a suspensão, em 2020, devido à pandemia.
O evento da cidade de Sussex juntou uma multidão para assistir à procissão e aos fogos de artifício ao longo da noite. Segunda a Lusa, é em Lewes que se realizam as maiores celebrações da noite de Guy Fawkes, mas, um pouco por todo o Reino Unido, e em alguns países da Comunidade Britânica, fazem-se fogueiras e são lançados fogos-de-artifício.
Veja como foi a noite de Guy Fawkes em Lewes:
A noite de Guy Fawkes assinala a chamada “Conspiração da Pólvora” de 1605, que se refere ao atentado ao Parlamento inglês ocorrido na noite de 05 de novembro desse ano. Nessa noite, o soldado católico Guy Fawkes foi preso por tentar assassinar o rei protestante Jaime I. A ideia era explodir as Casas do Parlamento em Londres com 36 barris de pólvora. Fawkes foi torturado até confessar o crime e acabou enforcado.
A noite de 05 de novembro celebra o fracasso da traição de Fawkes e dos seus companheiros. Resiste até aos nossos dias uma rima relacionada com o atentado frustrado de 1605, que ao ser ensinada às crianças, acaba por ser transmitida de geração em geração. Estes são os versos iniciais:
Remember, remember the Fifth of November,
The Gunpowder Treason and Plot,
I know of no reason
Why the Gunpowder Treason
Should ever be forgot.
(Em tradução livre: "Lembrem, lembrem, o 5 de novembro, / A Traição e Complot da Pólvora, / Não conheço nenhuma razão / Para que a Traição da Pólvora / Um dia seja esquecida.")
E, nas celebrações, usam a máscara sorridente de rosto pálido e barba pontuda?
Na verdade, a máscara não está ligada à tradição, mas à série de banda desenhada V de Vingança (V for Vendetta), dos ingleses Alan Moore e David Lloyd, de 1980, e à produção cinematográfica homónima de 2005, dirigida por Andy e Lana Wachowski. No filme, a máscara de Guy simboliza o sentimento antigovernamental dos revolucionários que lutam contra fascismo num futuro próximo distópico.
A máscara acabou por ser adotada neste século pelos ativistas do grupo hacker Anonymous e do movimento Occupy.
Sabia que?
Muitos etimologistas acreditam que a palavra inglesa “guy” vem do nome de Fawkes.
Comentários