Embora um dos mais típicos conselhos para se aproveitar as viagens seja que se desligue das redes sociais e aproveite para descansar, a verdade é que estas têm um papel importante para a maioria dos viajantes.

Segundo o International Travel Survey da momondo, 26% dos portugueses procura inspiração para as férias nas redes sociais e, quando já estão instalados nos destinos escolhidos, 34% actualiza o seu estado, 30% publica fotografias e 9% faz o upload de vídeos.

A verdade é que apenas 12% dos 992 inquiridos portugueses desliga totalmente os seus smartphones ou tablets, sendo que 10% evita utilizar as redes sociais.

Descubra quais os países mais ligados do mundo:

1. China
De todos os chineses inquiridos, 65% admitiu atualizar as suas redes sociais com fotografias quando está de férias, sendo que apenas 7% publica vídeos. Embora estejam sempre ligados, a verdade é que são muitas as maravilhas que a China tem para oferecer e, por vezes, basta apreciar o momento. Se planeia uma visita a este país, visite Tai Long Wan, parte do Sai Kung East Country Park em Hong Kong, pois embora a caminhada se mostre complicada a vista irá certamente compensar. Faça uma pausa no Jardim Nan Lian, um oásis de tranquilidade ou visite o bonito Mercado de Flores de Mong Kok. Tudo locais que darão boas fotos a colocar nas redes sociais.

2. Turquia
Na Turquia existe uma clara diferença entre aqueles que preferem publicar fotografias (64%) e os que preferem publicar vídeos (32%) enquanto estão de férias. Na Turquia há muito para partilhar, como as praias de Antalya e o rebuliço do Grande Bazar, em Istambul. Uma passagem pelas ruínas gregas do Éfeso é obrigatória, bem como por Kayseri, a Turquia do futuro. Se gosta de doces, não termine a sua viagem sem provar “cevizli sucuk” (nozes mergulhadas em melaço de uva).

3. Brasil
Constantemente ligados às redes sociais, são muitos os brasileiros que publicam fotografias (60%) e vídeos (25%) durante as férias. Faça como eles e registe a sua passagem pelo Parque Radical de Deodoro, onde poderá fazer canoagem e bicicleta de montanha ou simplesmente desfrutar da paisagem montanhosa e da piscina gigantesca. Descubra a escondida Cachoeira dos Primatas, que certamente lhe oferecerá fotografias como nenhum outro local. Inspire a história e a cultura do país, gravadas diretamente no chão e nas paredes da Pedra do Sal, onde poderá aproveitar um espetáculo de samba ao vivo. Tudo isto, claro está, sem esquecer de atualizar o seu estado.

4. Roménia
Embora tenham aldeias e cidades vibrantes, regiões montanhosas e praias solarengas, os romenos fazem questão de publicar fotografias (52%) e vídeos (15%) enquanto estão de férias. Se em Roma se faz como os romanos, na Roménia faz-se como os romenos: caso decida tirar férias neste país, vá visitar o Museu Astra da Civilização Folclórica Tradicional, a Alba Iulia – a maior cidadela do país – e aproveite algumas das muitas termas naturais e spas disponíveis. Com tantos sítios novos para descobrir, partilhe a sua experiência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.