“As férias que todos querem”. Assim se chamou este inquérito conduzido pelo site de reservas de voos e hotéis com o objetivo de descobrir quais são as tendências para as férias deste ano.
A momondo perguntou a 23.149 pessoas de 23 países acerca dos seus hábitos de viagens e, em conjunto com a análise de mais de 400 mil milhões de pesquisas realizadas na plataforma, chegou à conclusão de quais são as férias mais desejadas de 2017.
Conheça os principais resultados das respostas dadas pelos 992 portugueses que responderam ao inquérito:
- Para 73% dos portugueses, o parceiro é o companheiro preferencial de viagem.
- A duração média das férias é de 3 dias.
- O preço é um factor determinante para mais de metade dos portugueses no que diz respeito a escolher um voo (56%) ou um hotel (50%)
- Londres continua a ser o destino preferido dos portugueses, mas a Ilha Terceira, Açores, está a crescer nas pesquisas e é um dos destinos em alta para as férias deste ano.
- 50% preferem ficar num hotel.
- Para 22% dos portugueses, o número de estrelas afeta a escolha do hotel em grande medida.
- A marcação de hotéis no próprio país é feita com 23 dias de antecedência, enquanto a marcação de hotéis em países estrangeiros é feita com 43 dias de antecedência.
- 28% preferem gastar o seu dinheiro a viajar.
- Para a maioria dos portugueses, é nas compras que optam por poupar mais dinheiro para poderem viajar mais (39%).
- 30% dos portugueses publica fotografias das suas férias nas redes sociais.
Resultados globais
“Ao falarmos com pessoas de todo o mundo descobrimos factos bastante interessantes acerca das férias que a maioria das pessoas procura. Por exemplo, 66% das pessoas prefere viajar com o seu parceiro, enquanto apenas 43% preferem ir de férias com amigos”, constata Fábio Pereira, Country Manager da momondo.
“Além disso, embora a grande popularidade das plataformas de partilha e aluguer de alojamento, 57% de nós preferimos hotéis a qualquer outro tipo de estadia”, refere o responsável.
As pessoas também gostam de partilhar aquilo que vão descobrindo durante as férias. Mais de um quarto dos inquiridos partilha fotografias das férias nas redes sociais.
35% da amostra prefere poupar dinheiro nas compras em vez de reduzir nas férias e apenas 17% estão dispostos a poupar dinheiro no que toca a explorar os destinos através de excursões ou passeios turísticos.
Voos marcados com 69 dias de antecedência
A viagem começa no planeamento e os resultados do inquérito indicam isso mesmo. A maioria dos viajantes marca os voos com 69 dias de antecedência e o preço é o factor decisivo na escolha.
O mesmo acontece para a escolha do hotel, em que 55% considera o preço como o factor mais importante.
No que toca à estadia, apenas se costumam marcar hotéis dentro do próprio país com 22 dias de antecedência, enquanto para os hotéis no estrangeiro são marcados com 44 dias de antecedência. Para 33% dos viajantes o que importa são as boas impressões dos hotéis deixadas por outros hóspedes, enquanto para 42% o que importa é a classificação do hotel.
Veja ainda: Já marcou férias de verão? Conheça as tendências para este ano
Comentários