Inspirados por um momento em que se impõe a flexibilidade para combinar trabalho e vida privada a partir de qualquer lugar, a Airbnb, a Costa del Sol-Málaga, e o Ayuntamiento de Málaga, como parte da sua campanha Málaga WorkBay, criaram o programa "Viva, trabalhe e conecte-se em Málaga" que, além de promover estadias de longa duração, dará a quatro sortudos a oportunidade de viver em Málaga durante um mês enquanto trabalham nos seus projetos, como verdadeiros nómadas digitais. Os participantes desfrutarão de um programa de trabalho em rede organizado pelas autoridades locais, através do qual poderão interagir com outros empresários e líderes da comunidade empresarial durante a sua estadia.

O programa destina-se a quatro perfis diferentes de nómadas:

  • Famílias que queiram viver em espaços amplos e abertos, nos quais possam desfrutar da companhia dos seus entes queridos
  • Nómadas em busca de uma vida mais calma, na qual possam combinar a cultura local enquanto desfrutam da paisagem e da natureza;
  • Urbanistas que querem absorver a agitação de uma capital dinâmica e do seu ecossistema;
  • Amantes do pôr-do-sol que gostariam de realizar o seu sonho de trabalhar perto do mar.

A campanha dirige-se a potenciais nómadas digitais e trabalhadores remotos com destino à cidade de Málaga e às cidades e aldeias da província e da Costa del Sol. Um website de boas-vindas incluirá uma lista selecionada de anúncios, alojamentos a longo prazo e experiências que ajudarão os viajantes ou trabalhadores remotos a planear a sua futura estadia em Málaga.

A nova proposta visa também atrair potenciais residentes que estão a considerar instalar-se em Málaga permanentemente no futuro, para que possam conhecer melhor este destino antes de tomarem a decisão de comprar uma casa ou de se instalarem a longo prazo. Também faz parte das ações do Ayuntamiento de Málaga com a sua campanha Málaga Workbay, através do Gabinete do Investidor e da Promálaga, cujo principal objetivo é atrair trabalhadores remotos para a cidade, tanto nacionais como de outros países.

Málaga
créditos: Airbnb

"A pandemia da COVID-19 precipitou inúmeras mudanças significativas. Neste sentido, o teletrabalho é uma tendência que está aqui para ficar e cada vez mais pessoas escolhem trabalhar a partir de casa. Neste contexto, a Costa del Sol é ideal para eles, pois poucos lugares têm tantas atrações no mesmo destino (paisagens naturais, territórios privilegiados, um grande património, hospitalidade e, claro, a sua excelente gastronomia)", afirmou o presidente do Turismo Costa del Sol, Francisco Salado.

O objectivo é claro segundo Francisco Salado, "atrair potenciais residentes que no futuro possam considerar estabelecer-se na província de Málaga de forma permanente, e que possam conhecer melhor este destino antes de tomar a decisão de comprar uma casa ou de se estabelecer a longo prazo".

"O Ayuntamiento de Málaga está a promover o teletrabalho como forma de atrair talentos para a nossa cidade, talentos de outras partes de Espanha, de outros países da Europa e de outros países de todo o mundo. Málaga WorkBay é um projeto que ajuda qualquer pessoa interessada em trabalhar à distância a partir da nossa cidade e viver em Málaga a encontrar toda a informação disponível de que necessita. Acreditamos também que esta é a oportunidade perfeita para construir uma comunidade de teletrabalhadores que escolhem viver e trabalhar em Málaga" acrescenta Francisco de La Torre, Alcaide de Málaga.

"Acreditamos que as viagens estão a mudar e que os viajantes não estão apenas a viajar, estão também a utilizar a Airbnb para viver. Este programa é um esforço conjunto para apoiar a cidade de Málaga e a província na sua recuperação pós-pandémica e os milhares de empresas e trabalhadores que dependem da indústria turística local", diz Monica Casañas, CEO da Airbnb Marketing Services SL.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.