A Primetag, através do estudo intitulado Social Influence Report Portugal 2018, divulgou os 'números' do mercado de marketing de influência em Portugal, contendo não só uma análise generalista a contas e conteúdos, mas também pormenores específicos de algumas das indústrias mais dinâmicas no panorama nacional.

Na categoria de Viagens, João Cajuda é um dos nomes mais conhecidos, uma vez que utiliza a rede social como diário das suas viagens e os seus vídeos (quase 150 mil visualizações em dois vídeos) são dos mais vistos, além de ter as fotografias com maior números de interações (cerca de 22 mil comentários).

Porém, o antigo ator e filho do treinador Manuel Cajuda, não tem a conta com mais seguidores no Instagram. Esse título pertence a Ana Sampaio (335 mil seguidores), seguido então de Cajuda (272 mil) e a completar o pódio estão os Honeymooners (270 mil).

55 Secrets, Teresa Freitas, João Bernardino, Luís Costa, João Miguel Simões, Jessica Reis e Marta Ferreira completam o top10.

A empresa analisou ainda o engagement dos perfis, ou seja, quais são os que têm maior envolvimento, interação ou relacionamento com as marcas, fazendo com que estas sejam mais notadas entre o público. Aqui o top10 muda completamente, demostrando que o número de seguidores não é suficiente para impressionar as marcas. Gonçalo Saraiva (14%), Inês Branding (13,7%) e Vítor Almeida (12%) dominam nesta área e Viera’s Mood, Jorge Chagas, 'My heart takes…', F. Plotnitskaia, Pedro Martins, Leo Domingos e 'A crush on' completam a lista.

A análise revela ainda que Paris, Madrid e Londres são os destinos internacionais preferidos dos influenciadores portugueses e o Turismo de Portugal, TAP e Condé Nast Traveler as marcas.

O estudo teve por base contas com pelo menos 10 mil seguidores na data de recolha de dados e com um mínimo de 52 publicações em 2018. Foram analisadas 1682 contas de Instagram e mais de 354 mil publicações. Ao todo, foram detectadas 2,7 milhões de interacções.

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