Após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América (EUA), houve um aumento de pesquisas no Google sobre a possibilidade de sair do país e Portugal é um dos destinos mais procurados pelos cidadãos norte-americanos.
De acordo com os dados do Google Trends, foram nos estados onde Kamala Harris conseguiu a vitória que se sentiram os maiores picos de buscas sobre "mudar-me para Portugal", com Colorado, Oregon e Washington a ocuparem as posições cimeiras das localizações dos utilizadores interessados em emigrar.
Segundo o site European Best Destinations, nos últimos dias, um dos conteúdos mais vistos tem sido o top "Best places to live if you want to leave the USA" (Melhores lugares para viver se quiser sair dos EUA), tendo este mesmo artigo atingido um aumento de mais 800% de visitantes, após os primeiros resultados das eleições americanas.
"Portugal ocupa o primeiro lugar neste ranking com destaque para os Açores, uma localização ideal para quem busca qualidade de vida e proximidade com a natureza. O sul da Europa domina o ranking, refletindo o apelo crescente de países como Portugal e Espanha para americanos em busca de novos horizontes", descreve o European Best Destinations, num comunicado enviado ao SAPO Viagens.
Na lista de destinos estão outros fora do sul da Europa, mas que também reúnem condições ideais para "empreendedores, famílias e pessoas que buscam uma nova vida em locais seguros e menos polarizados ideologicamente". Tais como, Gdansk, na Polónia, Montreux, na Suíça, Cidade do Luxemburgo, ou Brighton, no Reino Unido, indica o site que promove o turismo na Europa.
O interesse por Portugal não é uma novidade, uma vez que, ao longo dos últimos anos, o país tem sido uma escolha de muitos norte-americanos quer seja para férias, para ter uma segunda residência ou para uma mudança mais definitiva.
Atualmente, existem mais de 14 mil cidadãos norte-americanos a viver em Portugal, de acordo com o Relatório de Migração e Asilo de 2023.
Além de reunir condições que atraem outras nacionalidades, como paz, segurança, bom clima, hospitalidade, cultura e beleza natural, Portugal também é apontado como um dos países onde é mais fácil emigrar, através, por exemplo, do Visto D7, indicado para pessoas que tenham rendimentos no estrangeiro, ou através do Visto Gold, concedido a quem faça investimentos acima dos 500 mil euros no país.
Comentários