O programa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, organiza um conjunto de iniciativas durante todo o mês de outubro que convida a desfrutar da ligação privilegiada do Porto de Lisboa com o rio Tejo.

São muitas as atividades disponíveis para todos poderem participar, mediante inscrição prévia, como os passeios pelo rio Tejo na Caravela Vera Cruz, visitas ao Observatório de Golfinhos da Torre VTS, em Algés, sessões experimentais de remo e ações de limpeza de praia.

As novidades vão para o workshop de arqueologia “Sabes o que é a arqueologia náutica e subaquática?”, a observação de espécies exóticas na Doca de Alcântara, uma exposição sobre os golfinhos no Tejo e as visitas guiadas ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa e ao Terminal de Contentores de Santa Apolónia.

Inserido no programa de comemoração do 136º aniversário, o Porto de Lisboa é anfitrião do GreenPort Congress & Cruise, um encontro apoiado pela Associação de Turismo de Lisboa e que reúne, entre os dias 18 e 20 de outubro em Lisboa, várias personalidades do setor, onde se discutirão a transição energética nos portos e as melhores práticas ambientais sustentáveis.

Como já vem sendo habitual, também a Torre de Controlo e Coordenação do Porto de Lisboa (Torre VTS), em Algés, e as gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, com os painéis de Almada Negreiros, vão ter as portas abertas para visitas guiadas durante alguns dias.

A 31 de outubro, dia do 136º aniversário, o Porto de Lisboa vai oferecer à cidade uma obra de arte pública de um reconhecido artista contemporâneo. O momento conta com a participação do Presidente da República.