Imagem: Porto de Lisboa
135 anos depois, o Porto de Lisboa é um dos principais motores de desenvolvimento de toda a região e do país, e é uma das mais importantes portas de entrada para o comércio que alimenta a região, com mais de 12 milhões de toneladas de carga movimentada e mais de 3 mil escalas anuais.
Com 16 terminais, para todo o tipo de carga, o Porto de Lisboa é uma verdadeira rampa de lançamento para as exportações e o crescimento económico. É um porto com duas margens, que diariamente acolhe milhares de pessoas que cruzam o Tejo. São mais de 17 milhões por ano.
Também no Turismo, o Porto de Lisboa é uma marca de referência, com um dos mais modernos e funcionais terminais de cruzeiros da Europa, que anualmente recebe cerca de meio milhão de turistas.
De acordo com um estudo realizado pela Netsonda, em média, esses passageiros gastam na cidade de Lisboa 82 euros por pessoa. Alojamento, restauração e transportes são as rubricas onde é gasto a maior parte deste dinheiro. De acordo com este estudo realizado para a Administração do porto de Lisboa e para a Lisbon Cruise Port, a satisfação com a escala no Porto de Lisboa ronda os 96% e 98% dos visitantes considera provável voltar à cidade num cruzeiro. Cerca de 96% pensa voltar em viagem de lazer.
Em matéria de recreio e lazer, o Porto de Lisboa conta ainda com a maior marina do país, a Marina de Lisboa, com um total de 4 docas.
O Porto de Lisboa é também um centro tecnológico e de inovação. Está a desenvolver o projeto Ocean Campus, um cluster de atividades ligadas à economia azul, assente nos pilares do Conhecimento, Investigação, Economia e Vida.
E em termos de sustentabilidade, o Porto de Lisboa é também porto de abrigo para um futuro sustentável. Está a desenvolver soluções de fornecimento de energia elétrica a navios e coloca exigência máxima no controlo de qualidade da água, do ar, das águas de lastro e das emissões atmosféricas dos navios.
Celebrações terminam amanhã com a regata “Troféu Porto de Lisboa”
Para fechar as celebrações pelos 135 anos, o Porto de Lisboa, em parceria com a Associação Naval de Lisboa, realiza amanhã já tradicional regata “Troféu Porto de Lisboa”, com largada da Doca de Belém, às 11h00.
No final, os primeiros classificados na prova recebem os respetivos prémios numa cerimónia na Gare Marítima de Alcântara.
O Porto de Lisboa, vai ter dois prémios suplementares para sortear entre os velejadores que terminarem a regata: dois lugares de amarração nas docas do porto de Lisboa, uma pelo período de 6 meses e uma pelo período de 3 meses.
Esta regata completa um programa de celebrações que incluiu um programa de portas abertas, com visitas à guiadas à Torre VTS e às gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos, apresentação de um livro infantil e uma exposição de fotografia sobre a importância de preservar os oceanos. Esta mostra está na Doca de Santo Amaro até 19 de novembro e intitula-se “Portugal uma terra que é mar”, do fotografo Nuno Sá.
Comentários