Foto: André Rodrigues

O Museu do Vitral abriu em pleno Morro da Sé. Compila uma seleção de obras de João Aquino Antunes, desde vitrais tradicionais a painéis decorativos e instalações de arte abstrata. Além disso, segundo o comunicado, vai incluir uma recriação de parte do estúdio do artista, com esboços e maquetes.

João Aquino Antunes é o último pintor português que dedicou a sua vida aos vitrais e pertence à família de artesãos do Atelier Antunes, fundado em 1906 e o mais antigo de Portugal. O pintor possui obras em exposição um pouco por todo o mundo.

A Casa da Vandoma, edifício que vai hospedar a exposição, é ainda património desta família de artesãos. Para além da localização ser estratégica pela proximidade com a Sé e com a Estação de São Bento, está inserida no Morro da Sé, área nuclear do Centro Histórico do Porto, que integra a Lista do Património Mundial da UNESCO.

Património de cor e de luz no Porto: já abriu o Museu do Vitral

O Museu do Vitral tem um custo de 8 euros, o que dá direito à entrada e a um cálice de vinho Porto Taylor’s LBV. Está aberto das 10h às 19h e encerrado às terças e quartas-feiras.

O grupo The Fladgate Partnership é responsável pela curadoria e pela exploração do Museu, numa estreita ligação com a família de João Aquino Antunes.