Paris continua a ser o destino de cidade mais atraente do mundo, revelou o Índice dos 100 Destinos Urbanos 2023 da empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International.

O relatório Top 100 City Destinations Index 2023 da Euromonitor International compara 55 métricas em seis pilares principais para 100 destinos urbanos, para criar uma pontuação geral de atratividade da cidade. Os seis pilares principais incluem: (1) desempenho económico e empresarial, (2) desempenho turístico, (3) infraestruturas turísticas, (4) política e atratividade turística, (5) saúde e segurança e (6) sustentabilidade.

O relatório anual divulgado pela Euromonitor International, em parceria com a empresa de dados Lighthouse, revelou que o ranking top 10 deste ano foi dominado por sete destinos europeus, com Dubai (2), Tóquio (4) e Nova Iorque (8) sendo os únicos nomes não europeus no top 10. Ásia está bem representada no top 20. Lisboa aparece na 20ª posição.

Eis o top 20

  1. Paris, França
  2. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  3. Madrid, Espanha
  4. Tóquio, Japão
  5. Amesterdão, Países Baixos
  6. Berlim, Alemanha
  7. Roma, Itália
  8. Nova Iorque, Estados Unidos da América
  9. Barcelona, Espanha
  10. Londres, Reino Unido
  11. Singapura
  12. Munique, Alemanha
  13. Milão, Itália
  14. Seul, Coreia do Sul
  15. Dublin, Irlanda
  16. Osaka, Japão
  17. Hong Kong, China
  18. Viena, Áustria
  19. Los Angeles, Estados Unidos da América
  20. Lisboa, Portugal
Tóquio, Japão
Um belo final do dia registado em Shinjuku, centro de Tóquio, com vista para o Monte Fuji créditos: Richard A. Brooks / AFP

Tóquio entrou no top 10 pela primeira vez graças a melhorias na infraestrutura turística. Além da flexibilização das regulamentações relacionadas à COVID-19, o enfraquecimento contínuo do iene desde 2022 atraiu turistas para a cidade, impulsionando a ocupação hoteleira, para desfrutar de experiências de consumo a preços baixos.

Os destinos europeus lideram o índice com 12 cidades no top 20 e 63 no top 100. Isso é impulsionado pela urbanização acelerada e pela adoção generalizada de tecnologia.

Este ano apresenta quatro estreantes na lista dos 100 melhores destinos urbanos – Washington DC (48º), Montreal (68º), Santiago (88º) e Vilnius (92º), graças ao seu melhor desempenho turístico.

Os mercados desenvolvidos continuam a assumir o controlo do ranking, com a maioria das cidades líderes no índice para 2023.

Viagens internacionais com forte recuperação em 2023

As viagens internacionais continuaram uma forte recuperação em 2023, com um crescimento de 38% em termos de número de viagens.

Um marco importante para a recuperação do setor em 2023 foi o retorno das viagens internacionais chinesas, após a retirada da quarentena governamental. Os gastos globais com turismo devem chegar a cerca de 1,6 triliões de euros em 2023.

Istambul lidera a lista para o número de chegadas internacionais em 2023, com um crescimento de 26% em termos homólogos, seguida por Londres em segundo lugar (mais 17%) e Dubai em terceiro (mais 18%).

Hong Kong (2495%) e Banguecoque (142%) registaram o maior crescimento homólogo nas chegadas internacionais, uma vez que estiveram entre os últimos a reabrir após a pandemia de COVID-19.

Excesso de turismo é um desafio

"O turismo excessivo é um dos desafios que as cidades estão a enfrentar, impactando as comunidades locais e o meio ambiente à medida que o turismo se recupera da crise da COVID-19", declarou Nadejda Popova, gerente sénior da Euromonitor.

"Alguns destinos estão a impor restrições, tributação acentuada ou redução da capacidade hoteleira para ajudar a limitar o fluxo de turistas e preservar o património cultural, enquanto outros adotam estratégias de dispersão que promovem destinos alternativos ou fora do comum.

"Visto por muitos como uma faca de dois gumes, o overtourism ressalta a importância de implementar práticas sustentáveis para ajudar a impulsionar um turismo mais responsável em vez de viagens em massa para beneficiar o meio ambiente, bem como os residentes locais."

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.