Oficinas de artes e ofícios no campo Mártires da Pátria, em Castelo Branco, para que os interessados tenham contacto com os artesãos e possam fazer as suas próprias peças estão programadas para todos os sábados, até 28 de dezembro, naquela cidade.
Ao longo das cinco semanas, cada uma sobre um ofício diferente, os participantes podem aprender gratuitamente sobre desenho, marcenaria, cerâmica, doçaria e azulejaria, acompanhados por artesãos de renome, segundo a organização.
A iniciativa está integrada no projeto Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal, que envolve os municípios de Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Caldas da Rainha, Leiria e Óbidos, mais a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
“Todas as oficinas terão uma componente prática, precisamente para que cada participante possa levar para casa o resultado do seu trabalho”, informou a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.
Na mesma nota é referido que o objetivo é proporcionar à população o contacto direto com artesãos e permitir que novas pessoas se interessem por algum destes ofícios.
A primeira oficina, no sábado, é sobre desenho (urban sketching), é orientada por Carlos Matos e os participantes e outros ilustradores juntam-se a partir das 09:15 no Parque do Barrocal.
A iniciativa culmina com a chegada do comboio Vintage do Tejo, com janelas panorâmicas, que parte de Lisboa e chega a Castelo Branco cerca das 11:30.
Pretende-se que os ilustradores participantes desenhem a chegada da composição “em tempo real e de forma detalhada, eternizando assim um momento único através da arte”.
Comentários